Estado e municípios discutem fortalecimento do regime de colaboração na Bahia

Bahia

18.01.2023

O fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios foi uma das questões abordadas, nesta quarta-feira (18), em encontro da Secretaria da  Educação do Estado (SEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA). A atividade, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), reuniu 32 secretários municipais, representando os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

São vários os projetos desenvolvidos pelo Estado em apoio aos municípios no regime de colaboração. Dentre eles estão o Programa Estadual de Trasporte Escolar (PETE), com a descentralização de recursos e aquisição de ônibus escolares para os municípios; a aplicação de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática, através do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); e a formação de gestores e técnicos.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, disse que a relação e o diálogo com os municípios são essenciais para garantir que o estudante tenha sucesso no seu percurso escolar. "Nosso foco de trabalho tem esse compromisso do diálogo, que vem acontecendo ao longo dos 16 anos e chancelado para mais quatro anos pela população. Vamos fortalecer ainda mais esse regime de colaboração e de parceria com os municípios, independentemente dos seus campos políticos. Nós temos indicadores de avanço da Educação que são importantes, mas precisamos avançar mais, porque isso é o reflexo de como estamos preparando os nossos jovens para o seu protagonismo no futuro", afirmou.

O presidente da UNDIME-BA e secretário de Educação do Município de Aratuípe, Anderson Passos, ressaltou que o apoio do Estado para a Educação Infantil é fundamental. "Estamos felizes com este encontro, porque busca o bem comum e a qualidade da Educação da Bahia e esse regimento de colaboração prescinde de seguirmos juntos, respeitando as nossas identidades e autonomia. O Estado já vem apoiando os municípios com o fomento para a construção de creches e, neste primeiro encontro com a secretária Adélia, buscamos o apoio para alguns programas e parceria que já vêm acontecendo com a Secretaria da Educação do Estado, mas que precisam ser ampliados como um pacto pela alfabetização na idade certa e também de jovens e adultos, além da busca ativa e a formação continuada para professores da Educação Infantil", afirmou.

O encontro também contou com a participação da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana dos Santos Marmori Lima; da diretora da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME-BA), Gilvania Nascimento; e do superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães.