Rio Grande do Sul deposita repasse extraordinário de R$200 milhões para escolas estaduais

Rio Grande do Sul

28.01.2022

Mais um dos anúncios realizados no programa Avançar na Educação vira realidade. Nesta quarta-feira (26/1), a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) concretizou o repasse extraordinário de R$ 200 milhões para escolas da rede estadual dentro do Agiliza Educação.

Esse é o programa de autonomia financeira da Seduc que repassa verba às escolas para a realização de reparos e compras diretamente pela equipe diretiva das instituições. Podem ser feitas reformas na rede elétrica, hidráulica, em banheiros, refeitórios, cozinhas, sala de professores, além de pintura de ambientes, aquisição de grades e portões entre outros usos. A ação tem o objetivo de conferir rapidez aos processos e permitir que as escolas tenham protagonismo na resolução de problemas.

Seduc capacita equipes gestores da rede estadual para uso do recurso

Ao longo de dezembro de 2021, a Seduc realizou formação com os diretores e vice-diretores eleitos para o triênio 2022-2024 nas escolas da rede estadual.

O primeiro módulo do Curso de Formação de Gestores Escolares teve duração de 40 horas e abordou, entre outros temas, a utilização correta dos valores do Agiliza Educação

Somado a isso, neste janeiro, a secretaria já realizou reuniões com todos os diretores da rede estadual, de modo a reforçar a capacitação dos gestores no uso da verba disponibilizada às escolas.