Estádio Nacional de Brasília é palco de lançamento do programa Jovens Embaixadores 2015

07.05.2014

O lançamento contou com a presença da secretária de Goiás e da embaixadora americana


            O Consed participou, nesta quarta-feira (07/05), do lançamento da edição 2015 do programa Jovens Embaixadores, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O programa, que existe há 12 anos, selecionará nesta edição 50 estudantes da rede pública brasileira para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed.

            A secretária de Educação do Estado do Goiás, Vanda Batista e a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, estiveram na ocasião representando o Conselho. Durante a abertura, Vanda disse ser louvável conciliar a participação de jovens, que já exercem importante papel em suas comunidades, por meio do trabalho voluntário, a um intercâmbio como os Jovens Embaixadores, pois, “esses jovens ao regressarem para essas comunidades intensificam suas ações sociais multiplicando-as a partir da experiência adquirida no exterior”.

          Vanda Batista concluiu ressaltando a importância da parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, especialmente, porque  “valoriza e muito a relação entre o povo brasileiro e o povo americano”.

          A Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde disse que o interesse da embaixada desde o início do programa, foi proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer outra realidade e compartilhar experiências e desafios que as duas nações têm em comum. Completou dizendo que “precisamos de jovens que representem o país, com toda a sua diversidade e que transmitam experiências transformadoras em suas comunidades”. O programa oferece aos estudantes a oportunidade de expandirem seus conhecimentos e a fortalecer os laços de colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

            O Programa - Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falem inglês, que tenham perfil de liderança, que prestem serviço voluntário e que sejam exemplos em suas comunidades.

         Desde a criação do programa, em 2003, 367 estudantes já participaram. O sergipano Cassiano Santana, 19 anos, integrou o programa na edição de 2012 e, segundo o jovem, a experiência serviu como embrião para outras conquistas no exterior. “Depois do programa, fui selecionado para cursar um ano do ensino médio em uma escola em Chicago pelo Cidadão Global do Amanhã e agora vou estudar administração de negócios e economia pela Babson College, em Massachusetts”, conta.

Com informações do Correio Braziliense