Espírito Santo dobrou a oferta de vagas em educação profissional técnica de nível médio de 2019 a 2022

Espirito Santo

14.03.2023

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), mais que dobrou a oferta de vagas em educação profissional técnica de nível médio de 2019 a 2022. Em 2019 foram ofertadas quase 9 mil vagas, e ao final de 2022, já tinham sido ofertadas mais de 27 mil novas vagas.

Com essas ofertas, o Governo atingiu a Meta 11 do Plano Estadual de Educação 2015/2025 (Lei Estadual nº 10.382/2015), que estabelece a ampliação de matrículas da educação profissional técnica de nível médio, no campo e na cidade, assegurando a qualidade da oferta, e de pelo menos, 50% da expansão no segmento público. “Isso demonstra nosso compromisso e esforço em garantir oportunidade alinhada com educação de qualidade para todos”, disse o governador Renato Casagrande.

Essa ampliação é fruto de investimentos do Governo do Estado e de parcerias com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Steven Wendryll do Amor Divino Santos, de 21 anos, é ex-aluno do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, localizado em Anchieta, e concluiu o Ensino Médio já preparado para o mercado de trabalho. “Fiz o curso técnico em Eletrotécnica, o que me proporcionou uma grande capacitação para o mercado de trabalho. Trabalhei em uma empresa de instalação de sistemas de segurança e predial, e em outra de instalação de painéis de energia solar. Essas oportunidades me trouxeram uma autonomia e uma rentabilidade, podendo ajudar na renda familiar”, disse o jovem.

Atualmente Steven Wendryll do Amor Divino Santos é soldado do corpo de fuzileiros navais da Marinha do Brasil, mas enfatiza que o curso lhe permitiu chegar onde está hoje. “Todo o conhecimento que obtive na escola, me permitiu estar qualificado para o mercado de trabalho e para todas as demais oportunidades”, concluiu o ex-aluno.

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini/ Soraia Camata

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br  / sccanal@sedu.es.gov.br 

(27) 3636-7888