Espetáculo do Balé Popular do Tocantins encanta o público na primeira etapa das apresentações de fim de ano

Tocantins

29.11.2022

Cada vez que um grupo de estudantes e professores bailarinos subiam ao palco para apresentações de coreografias em estilos variados de dança, a vibração do público emocionava no auditório lotado da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Foram três dias do espetáculo “Disco 80”, na primeira etapa das apresentações de fim de ano do Balé Popular do Tocantins, projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc).

Todos os estudantes bailarinos do Balé Popular do Tocantins, representantes dos cinco polos da Capital, participaram do espetáculo e encantaram os palmenses com coreografias, figurinos e músicas que lembravam os badalados anos 80. Uma mostra do trabalho desenvolvido em 2022, para evidenciar os talentos da companhia em apresentações de ballet clássico, jazz, dança urbana e contemporânea. 

Estudante da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, Lynda Pietra estava emocionada com o resultado do trabalho apresentado ao público. “É muita dedicação, esforço e trabalho em equipe até a gente conseguir fazer esse espetáculo para os nossos familiares e todo esse público que nos envolveu numa energia contagiante”.

Mãe da bailarina Melissa Barreto, Michelle Barreto disse que a filha está encantada com o Balé. “Depois que entrou para esse projeto minha filha desenvolveu novas habilidades na dança e também de interação social. Ela ama as aulas e estava muito animada com as apresentações em palco para um grande público”.

Divididos em turmas infantil, infanto-juvenil, juvenil e de adultos, os bailarinos são alunos de instituições de ensino públicas e privadas, que participam de aulas ministradas pelos professores Cristiane Freire, Diego Neves, Elton Fialho, Émerson Magalhães, Jefferson Marques, Gabriela Bessa, João Vicente, Luís Felipe, Denis Rodrigues, Maicon Cardoso e Vanessa Souza, que são os coreógrafos do espetáculo.

A professora Vanessa Souza começou como aluna do projeto em 2013 e hoje transmite todo o conhecimento e experiência. “Fico muito orgulhosa em dividir o palco com meus alunos. É um trabalho de muito esforço e longas horas de ensaios que eles se dedicam muito para chegar nesse momento de espetáculo. É a coroação de um trabalho do ano inteiro”.

Projeto

Mais de 500 estudantes integram o projeto da Seduc, que desde 2013 oferece aulas gratuitas a crianças, jovens e adultos, proporcionando a inclusão por meio da dança e valorizando os talentos tocantinenses. As aulas são ministradas em polos localizados em cinco unidades escolares da rede estadual de ensino: Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz; Colégio da Polícia Militar e Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico Pedreira.

Conforme explica o secretário da Educação, Fábio Vaz, essa é uma oportunidade de inserção do estudante no universo da arte. “Esse é mais um projeto da Educação que valoriza o talento dos nossos estudantes. É a Educação mais presente, que promove o protagonismo e fomenta a atividade artística no ambiente escolar. É uma prática pedagógica que vem ao encontro das necessidades dos nossos alunos”.

Próximas apresentações

Os espetáculos continuam na Capital com mais quatro dias de apresentações, 03, 04, 10 e 11 de dezembro, no Teatro SESC de Palmas, com sessões às 18h30 e 20h30.

03/12: Espetáculo Disco 80 no Teatro Sesc: com os alunos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso (2 sessões: 18h30 e 20h30)

04/12: Espetáculo Disco 80 no Teatro do Sesc: com os alunos dos polos Colégio Girassol de Tempo Integral Raquel de Queiroz e Colégio da Polícia Militar (2 sessões: 18h30 e 20h30)

10/12: Espetáculo Disco 80 no Teatro Sesc: com os alunos dos polos Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico Pedreira (2 sessões: 18h30 e 20h30)

11/12: Encerramento dos espetáculos com uma Noite de Gala (2 sessões: 18h30 e 20h30)

Edição: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Alcione Luz/Governo do Tocantins