Espaço Maker com mais de 290 ferramentas de tecnologia é inaugurado em escola de Santa Catarina

Santa Catarina

07.12.2022

Nesta terça-feira, 6, a EEB Marli Maria de Souza, em Joinville, recebeu um novo espaço para estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. A inauguração do Espaço Maker na unidade contou com a participação da comunidade escolar e de lideranças locais. O laboratório tem mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser.

O Secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, destaca o pioneirismo do espaço de tecnologias na rede pública de ensino. “Esse espaço vai ao encontro das novas necessidades abordadas no Ensino Médio. É um espaço que nosso estudante tem para experimentar e participar de atividades inovadoras nas escolas A rede estadual de Santa Catarina alcança um nível de excelência nessa gestão, com espaços que poucos lugares têm, e é o que nossa rede merece”

O Espaço Maker na unidade estadual teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o décimo laboratório oficialmente entregue para escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, com investimentos de R$ 67,4 milhões. 

Durante a solenidade, também foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais doze unidades escolares da região (confira lista abaixo). Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.

Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense

Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira também estão presentes no Espaço. As ferramentas permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.

Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que se tornem projetos, protótipos e experimentos.

Escolas da região que receberam Espaço Maker:

EEB Jorge Lacerda
EEB Francisco Eberhardt
EEB João Colin
EEB Professora Jandira D'Ávila
EEB Dr. Tufi Dippe
Cedup Dario Geraldo Sales
EEB Dário Geraldo Sales
EEB Deputado Nagib Zattar
EEB Plácido Olímpio de Oliveira
EEB Dr. Paulo Medeiros
EEB Presidente Médici
EEB Olavo Bilac
EEB Governador Luiz Henrique da Silveira