Espaço Maker com impressora 3D, cortada a laser e kits de robótica é inaugurado em Escola Estadual de Araranguá

Santa Catarina

18.11.2022

Na tarde desta quinta-feira, 17, a EEB Maria Garcia Pessi, em Araranguá, recebeu um novo espaço para estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. A inauguração do Espaço Maker na unidade contou com a participação da comunidade escolar e de lideranças locais. O laboratório tem mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser.

O Secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, destaca o pioneirismo do espaço de tecnologias na rede pública de ensino. “Estamos muito felizes com a entrega de mais um Espaço Maker. Um laboratório completo que traz toda uma perspectiva diferente de aprendizado, um campo enorme para que o estudante possa provocar seu senso criativo e novas perspectivas para sua vida profissional. A rede estadual de Santa Catarina alcança um nível de excelência nessa gestão, com espaços que poucos lugares têm, e é o que nossa rede merece”

O Espaço Maker na unidade estadual teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o sexto laboratório oficialmente entregue para escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado já adquiriu o s equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, com investimentos de R$ 67,4 milhões.

Durante a solenidade, também foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais sete unidades escolares da região: EEB Prof. Dolvina Leite de Medeiros, de Araranguá; EEB Jacinto Machado, de Jacinto Machado; EEB de Meleiro, Meleiro; EEB Ana Machado Dal Toe, Morro Grande; EEB Macario Borba, Sombrio; EEB Timbé do Sul, Timbé do Sul e EEB João Colodel, Turvo. Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.

Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense

Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira também estão presentes no Espaço. As ferramentas permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.

Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que se tornem projetos, protótipos e experimentos.

Além da EEB Maria Garcia Pessi, a EEB Fridolino Hulse, de São Martinho, a EEB Almirante Lamego, de Laguna, o CEDUP Perfeito Manoel de Aguiar, de Guaramirim, a EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a EEB Senador Evelásio Vieira, de Blumenau, já têm os Espaços Maker. As próximas entregas serão nas regiões de Itajaí, Brusque, Joinville e Florianópolis.