Espaço escolar, participação democrática e avaliação de resultados foram temas das oficinas do Seminário Internacional

20.08.2014

As oficinas do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar visam a preparação dos docentes em práticas essenciais relacionadas a gestão escolar.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed - promoveu entre os dias 14 e 15 de agosto o I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar. O evento, que teve como objetivo propor reflexões e discussões para a atuação dos educadores frente ao gerenciamento escolar, contou com oficinas que buscaram a preparação dos gestores em práticas essenciais relacionadas a gestão escolar.

Divididas em quatro pilares - gestão pedagógica; gestão participativa e democrática; gestão do espaço escolar e gestão de avaliação e de resultados - as oficinas possibilitaram debates sobre temas essenciais ao bom gerenciamento escolar. As quatro oficinas ocorreram simultaneamente, no dia 15/8 e contaram com cerca de 50 participantes cada uma.

A oficina sobre Gestão Pedagógica, que contou com a participação dos vencedores do PGE 2013, Rosimeire Guerra, do Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado na Bahia, de Lucilene Gonçalves, da Escola Estadual Matta Machado, de Minas Gerais e de Miriam Godoi da Escola Senador César Lacerda de Vergueiro, localizada em São Paulo. Foi ministrada por Clarice Salete Traversini, professora da Universidade do Rio Grande do Sul. A pesquisadora ressaltou o compromisso da equipe e o foco na aprendizagem do aluno, como também a implementação de uma cultura de avaliação, elementos essenciais para se obter sucesso em práticas pedagógicas.

Quitéria Melo, da Escola Estadual Manoel de Matos de Alagoas, Rogério Pereira, do Colégio Estadual de Goiatuba de Goiás e Danclar Rossato da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi do Rio Grande do Sul diretores premiados no PGE, apresentaram as respectivas experiências na oficina sobre Gestão Participativa e Democrática, dirigida pela especialista em educação, Clélia Brandão, que ressaltou o regime de colaboração, o compromisso com a proposta de aprendizado, o incentivo ao trabalho voluntário e a formação do protagonismo do aluno são os pontos centrais para uma gestão compartilhada.

“O ambiente escolar reflete o projeto político pedagógico da escola, a sua identidade”, ressaltou Roberta Panico, da Comunidade Educativa (CEDAC) e palestrante da oficina sobre Gestão do Espaço Escolar, na qual a tônica foi a transformação do espaço escolar (físico e pedagógico), “espaço que precisa elevar o sentimento de pertencimento da comunidade escolar, bem como refletir o plano pedagógico”. Na oficina houve a participação de três diretores  premiados: Luciana Maria Machado de Souza – Escola Estadual Modelo Guanabara – Amapá; Marli Dias Ribeiro – Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina – Distrito Federal; e, Eva Aparecida Montani – Colégio Estadual Alcides Munhoz – Paraná, que dividiram experiências com os demais participantes.

A gestão de avaliação e de resultados foi o enfoque da oficina 4, que contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (INEP), José Francisco Soares, que descreveu o funcionamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e afirmou que “os resultados são a expressão concreta do direito a educação”.

Na oficina também foi discutida a importância da adequação da informação ao contexto escolar, que deve levar em conta as diferenças sócio-econômicas para promover as
avaliações e resultados, fato levantado pelos diretores premiados presentes na mesa de debate, a diretora Sibeli Lopes, da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra - Escola Referência Brasil 2013, de Mato Grosso e de Neliany Marinho, do Colégio Estadual Waldemiro Pitta, do Rio de Janeiro. Também participaram da mesa os diretores  norte-americanos que realizaram intercâmbio no país.

Em todas as oficinas foram ressaltadas a importância do acompanhamento da aprendizagem dos estudantes; as políticas de inclusão com equidade; o planejamento da prática pedagógica, bem como a participação de toda a comunidade escolar nos diferentes momentos do planejamento da ação educativa e nas decisões relevantes para a garantia da aprendizagem dos alunos.