Escrevendo o Futuro oferece cursos gratuitos

Distrito Federal

20.04.2021

Professores da rede pública podem aprimorar ensino de leitura, escrita e dinâmicas de sala de aula


A partir desta segunda-feira, 19, estão abertas as inscrições para três cursos on-line, gratuitos, do Programa Escrevendo o Futuro: Avaliação Textual: análises e propostas; Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula e nas tramas do texto.

Os cursos são destinados aos professores da rede pública do país. Clique no botão abaixo para ver o conteúdo programático e faça a inscrição.

➠ Inscrição

O curso Avaliação Textual: análises e propostas vai abordar a reflexão sobre as práticas de avaliação dos professores, propondo um olhar especial para gêneros literários:  poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.Há três opções de curso, mas cada docente só pode se inscrever em uma delas. São 2 mil vagas para cada curso para professores de todo o Brasil, por isso as inscrições vão durar até o preenchimento das turmas. Todos eles possuem certificação após a conclusão das aulas.

Já os docentes que quiserem aprimorar as dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura, podem participar do curso Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula.

O foco do Nas tramas do texto é proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos. O curso vai fazer esse caminho de análise por meio de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes.

Olimpíada de Língua Portuguesa 

O Programa Escrevendo o Futuro realiza diversas formações para contribuir para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas do país. Uma dessas inciativas é a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A 7ª edição está com as inscrições abertas até 30 de abril.

═Mais informações═══════

■ Saiba como participar

■ Etapas de inscrição e adesão

Por Thaís Rohrer, da Ascom/SEEDF