Escolha do livro didático do campo alcança 83% das redes de ensino

Gestão da Educação

19.06.2015

Mais de 83% das redes públicas de ensino com escolas em áreas rurais fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por seus alunos a partir do próximo ano letivo. O resultado foi superior ao registrado na primeira edição do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo), há três anos, quando 82% das entidades beneficiárias efetuaram a escolha.

  O período para registrar a preferência no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi de 1º a 15 de junho. As secretarias de educação deveriam reunir professores, diretores e coordenadores pedagógicos para selecionar as obras didáticas mais adequadas ao sistema de ensino de cada rede. De um total de 4.358 entidades beneficiárias, apenas 729 não fizeram a escolha no prazo estabelecido.

“As entidades que não acessaram o sistema ou não gravaram opção em nenhum momento receberão um dos títulos constantes no guia dos livros didáticos do campo”, explica Sonia Schwartz, coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE.

Esta é a segunda vez que o FNDE vai distribuir material didático específico para estudantes de escolas do campo, com abordagem que considera a realidade social, cultural, ambiental, política e econômica dessa parcela da população.

Nesta edição, o PNLD Campo vai beneficiar 2,6 milhões de estudantes de quase 60 mil escolas. Serão distribuídas coleções didáticas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) com os seguintes componentes curriculares: letramento e alfabetização, alfabetização matemática, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte, além de livros com temáticas regionais.


Assessoria de Comunicação Social do FNDE