Piaui
19.02.2024A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o edital do Processo Seletivo para estudantes e egressos da Rede Pública Estadual para atuarem no Programa Oportunidade Jovem no eixo de monitoria estudantil de nível médio em 2024. Podem se candidatar os estudantes regulamente matriculados na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, nas etapas VI e VII e no módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA e de egressos da Rede Pública Estadual. Confira o edital completo aqui.
As escolas interessadas deverão aderir ao Programa Oportunidade Jovem – eixo monitoria estudantil de nível médio, devendo fazê-lo no período de 16 a 20 de fevereiro de 2024. A ação visa incentivar a iniciação acadêmica, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para a melhoria do desempenho dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino.
Após a adesão das escolas, a Seduc realizará a seleção dos estudantes conforme o registro de notas no iSeduc e enviará para as escolas a listagem de estudantes que poderão concorrer às vagas. Os candidatos classificados serão ordenados em ordem decrescente de médias escolares e deverão comparecer à escola com a documentação necessária para a assinatura de um termo de compromisso conforme o edital.
As bolsas, no valor de R$ 350, serão disponibilizadas da seguinte forma: 2.300 vagas para monitores, sendo 1.800 para estudantes do Ensino Médio regular, 200 para estudantes da modalidade de EJA e 300 para egressos.
Os estudantes selecionados realizarão atividades de monitoria, sob a orientação de um Professor Supervisor de Monitoria, para um grupo de, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 30 (trinta) estudantes da respectiva escola onde estão matriculados.
Os monitores têm as seguintes opções de monitoria: Língua Portuguesa; Matemática; Componentes curriculares dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais do Programa SeducTec; Componentes curriculares dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Agropecuária; Linguagens e redação; Ciências da Natureza ou Ciências Humanas.