Escolas são abastecidas com produtos da agricultura familiar

Roraima

03.06.2022

As escolas da rede estadual de ensino já estão recebendo os produtos da agricultura familiar para complementar a alimentação escolar. Os gêneros são entregues a cada 15 dias para escolas do interior, da Capital e de comunidades indígenas. 

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) adquire os produtos direto dos agricultores, valorizando e fomentando o trabalho do pequeno produtor rural, movimentando a economia local e cumprindo a legislação vigente, que determina que mínimo 30% dos recursos repassados para aquisição da merenda escolar devem ser utilizados com a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. 

“O Governo de Roraima desde 2019 vem cumprindo a legislação e investimos bem mais de 30% na aquisição de produtos da agricultura familiar, abastecendo todas as escolas da rede. São produtos que complementam os chamados gêneros secos (arroz, feijão, macarrão), que também estamos entregando regularmente”, destacou o diretor do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed, Naicon Rodrigues. 

Quatro cooperativas abastecem as escolas da rede estadual

A Seed realizou o procedimento de Chamada Pública e quatro cooperativas são responsáveis pelo fornecimento dos produtos: Coophorta (Cooperativa dos Hortifrutigrangeiros de Roraima), Coopercinco (Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos). 

Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia) e Aagriprorr (Associação dos Agricultores Familiares e Produtores Rurais do Estado de Roraima). Os recursos investidos na ordem de R$ 16,8 milhões são do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) com complementação do Tesouro Estadual. 

Entre os produtos entregues estão frutas como melão, melancia, abacaxi, banana, laranja, limão; hortaliças como alface, cheiro-verde, couve, e ainda batata, repolho, tomate, cebola, pimentão, cará, milho verde, macaxeira, abóbora, feijão verde, feijão de corda, ovo caipira, mel de abelha e polpa de frutas. 

A gestora da Escola Estadual São José, Jeane Soares Batista Lima disse que os produtos são bem aceitos pelos estudantes. 

“Os produtos da agricultura familiar enriquecem a merenda dos nossos estudantes e contribui para motivar os hábitos de uma alimentação saudável. A aceitação dos alunos é muito boa, principalmente as frutas in natura”, destacou Jeane. 


Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed