Escolas recebem acompanhamento pedagógico para fortalecer ações do projeto de Recomposição da Aprendizagem

Piaui

14.06.2023

Com o objetivo de fortalecer as ações do projeto de Recomposição da Aprendizagem, a equipe da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem realizado visitas nas escolas jurisdicionadas à 19ª e 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) para um acompanhamento pedagógico e escuta ativa dos diferentes perfis e identificar os desafios com gestores, professores e estudantes.

O projeto de Recomposição da Aprendizagem faz parte do programa de fortalecimento das ações educacionais, o Acelera Seduc, e tem como foco o crescimento dos índices de aprendizagem do Piauí por meio da promoção de aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

O estudante Hélio, do Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, revela que a recomposição da aprendizagem o auxiliou a relembrar os assuntos da disciplina de Álgebra. “Esse projeto é importante para entendermos os desafios porque são assuntos que já estudamos, mas acabamos não lembrando por ser muitos assuntos abordados. E isso tudo traz à tona coisas que podemos refazer no Enem e ajuda muito no nosso ensino”, disse o adolescente.

Regina Monteiro, gerente de Ensino Médio da Seduc, revela que as visitas nas escolas oportunizam encontros com rodas de conversa, diálogos com os gestores, estudantes e professores tutores. “Os encontros acontecem nas escolas de forma amostral em todas as Gerências Regionais de Educação do Piauí. O objetivo é refletir sobre os diferentes dados do projeto com momentos de análise e reflexão dos dados educacionais em todas as GREs. O acompanhamento dessa ação agrega avanço, tanto nos resultados de aprendizagem dos estudantes, como no alcance das metas propostas a cada escola, além de orientar e apoiar os professores e a gestão da escola na execução da ação”, afirma Regina.

Para a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, o acompanhamento pedagógico junto às escolas é muito importante para escutar os gestores, professores e estudantes, entender os desafios e também socializar as boas práticas. “Realizamos hoje mais um encontro com sucesso, com objetivo de alinhar as ações pedagógicas com as escolas, busca ativa, aplicação dos minitestes e seus resultados de desempenho”, reforça a gerente.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirma que o projeto atinge 36 mil alunos e quase 3 mil professores envolvidos. “A Recomposição da Aprendizagem terá o foco em aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática, que são as disciplinas básicas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, atingindo 36 mil alunos e quase 3 mil professores envolvidos. É um grande programa de reforço, de complementação e de aprendizagem nessas disciplinas que são as cobradas na prova SAEB, que nos dá o resultado do IDEB”, detalha o secretário.

O superintendente de Educação Básica da Seduc, professor Antônio Amaral, acrescenta que o projeto nasce de outros já bem-sucedidos na educação, que elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Piauí de 18º para 9º lugar no país. “Estamos com esse compromisso ousado de entregar o estado com o melhor IDEB do país. É um desafio enorme, como nós sabemos, pois, para isso, teremos que melhorar com uma velocidade ainda maior nossa educação. É um desafio que todos nós devemos abraçar, pois são nossos estudantes, nossas escolas, e isso impactará profundamente na realidade de cada um, de cada cidade e cada região do Piauí. Só a educação tem esse poder transformador”, finaliza o superintendente.