Escolas realizam atividades em alusão a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Pernambuco

28.08.2020

Na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, as escolas estaduais e as Gerências Regionais de Educação (GREs) desenvolveram atividades online para vivenciar a data. A programação contou com palestras, oficinas, debates, formações, carreatas, shows de talentos e lives inclusivas realizadas com a participação dos estudantes e toda comunidade. As ações visam levar atenção e reconhecimento aos estudantes com deficiência que estão em suas casas, colocando a família também como parte do processo de ensino aprendizagem. 

A Escola Estadual Padre Antônio Callou de Alencar, localizada em Canhotinho, realizou uma semana de atividades com o tema “Família e Pessoa com Deficiência: É preciso conhecer para cuidar!”. Foram distribuídas camisas e máscaras e organizada uma sessão de cinema virtual com os estudantes. Foram realizadas ainda palestras, oficinas, avaliação de aprendizagem, carreata virtual e live inclusiva. A palestra foi ministrada pelo  Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edmilson Silva. 

“Apesar do distanciamento social, trabalhar esse contexto inclusivo é de grande relevância. Ep a mediação da família é fundamental no processo dos atendimentos remotos. Vivenciar essa semana é uma forma de validar a importância do respeito e da conscientização dos direitos educacionais dos nossos estudantes, além de mostrar que não esquecemos de nenhum deles neste momento atípico”, fala o gestor da Escola Padre Antônio Callou de Alencar, Manoel Apolônio.

A Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte realizou o Seminário Regional da Semana da Pessoa com Deficiência da Mata Norte, com o tema “Os Desafios da Educação Inclusiva em Tempos de Distanciamento Social: a importância da intersetorialidade e da participação da família”. Foram promovidos debates e conversações com profissionais de várias áreas do conhecimento, ressaltando a interdisciplinaridade e setores governamentais. Também foram realizadas durante a semana atividades no âmbito artístico com a realização do II Festival de Artes e Talentos da Educação Inclusiva Mata Norte, com apresentações de trabalhos realizados pelos Estudantes da Educação Especial/Inclusiva nas categorias música, dança, pintura, desenho e vídeo-família. 

“Este é o quinto ano que estamos realizando o Seminário da Pessoa com Deficiência, desta vez de uma forma diferente, mas sem deixar de ressaltar a importância desse momento. Em nossas escolas estão acontecendo as vivências online que interagem com todos os estudantes e comunidade escolar”, declara Edivânia Arcanjo, gestora da GRE Mata Norte. 

As escolas da Mata Norte também estão realizando atividades com suas comunidades em torno da temática. A Escola Estadual Agamenon Magalhães, localizada em Tracunhaém, iniciou a semana com um vídeo homenageando alunos e Professores das duas turmas de Ed Especial e os inclusos. Em seguida foi realizada uma carreata com a equipe Gestora e Professores para entregar uma lembrancinha aos 18 alunos da turma de Educação Especial e mais 6 Inclusos. “Todas essas nossas ações, o vídeo que fizemos relembrando a participação dos alunos nas atividades remotas e da trajetória deles no ano de 2019, além de fazê-los reviver esses momentos, fortalece a ideia que mesmo distantes, eles não foram esquecidos. Obdistanciamento social é apenas físico, e visitá-los um a um, mesmo que de dentro do carro,  demonstra todo nosso carinho e a importância de  cada um deles para nossa escola. Eles ficam muito isolados, devido a todas as restrições que as condições deles exigem, foi um momento muito importante”, pontua Márcia Gomes, gestora adjunta.