Escolas realizam aplicação de avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática

Bahia

18.11.2022

As escolas das redes municipais e estadual da Bahia já estão realizando a aplicação da prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que consiste em uma avaliação diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação, que foi iniciada nesta quarta-feira (16), segue até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem o objetivo de acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
 
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a instituição responsável pela logística de aplicação da avaliação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC). Participam da avaliação do SABE estudantes das redes municipais e estadual do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, bem como da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. 
 
O superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Wendell Guimarães, ressaltou a importância da avaliação. "Fortalece o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, pois traz uma visão mais precisa de como estamos avançando do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Ou seja, tanto as redes municipais quanto a rede estadual vão contar com evidências significativas para alinhar os seus processos pedagógicos".
 
De acordo com o prefeito do município de Santana, Marcão Cardoso, a avaliação do SABE vai muito além da verificação do aprendizado dos alunos. “É um fortalecimento da relação entre município e Governo do Estado na Educação, possibilitando a construção e o fortalecimento de políticas públicas que estimulem mais o aprendizado e melhorem ainda mais a qualidade da educação pública na Bahia. Por isso que o nosso município faz questão de participar da iniciativa, apostando nessa parceria com o Estado, melhorando a qualificação dos nossos profissionais e, como resultado, ofertando ensino de excelência”, afirmou. 
 
SABE - O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que foi retomado pela SEC em 2019, promove a aplicação de avaliações em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. O SABE contribui para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o objetivo de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).