Escolas públicas de Mato Grosso passam a ocupar o topo no ranking de monitoramento de internet escolar

Mato Grosso

21.08.2023

Escolas públicas de Mato Grosso passaram a ocupar o primeiro lugar no ranking de monitoramento nacional da qualidade da internet, com 648 unidades estaduais e 886 municipais que integram o sistema Medidor de Educação Conectada. Pelo resultado conjunto, Mato Grosso ficou à frente de todas as outras 26 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal. Ao todo, Mato Grosso tem a qualidade e velocidade de internet de uso pedagógico acompanhada em  67,55% de todas as redes. O número é ainda maior quando se observa a atuação exclusiva da rede estadual, chegando a 91,65% no acompanhamento diário ao serviço nas escolas.

Os dados são da MegaEdu, organização sem fins lucrativos que atua para levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do Brasil. De acordo com o superintendente de Sistema de Informação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Benedito Ribeiro, a posição do Mato Grosso só foi possível após a ação de expansão do Medidor Educação Conectada, promovida pela MegaEdu.
 
O Medidor Educação Conectada serve para monitorar, de forma contínua, quais escolas possuem internet para uso pedagógico e qual é a velocidade contratada por cada unidade. A partir desse monitoramento, cada pasta da educação pode implementar melhorias no serviço de internet da sua rede, garantindo que cada escola disponha da velocidade ideal para que todos os estudantes pesquisem simultaneamente, sem correr o risco do serviço cair ou travar.
 
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que o ConectaEdu MT assegura que todas as escolas públicas do Estado tenham acesso à internet de alta velocidade. Segundo ele, os serviços vão garantir que toda a comunidade escolar esteja inserida no universo digital e potencialize o processo de ensino e de aprendizagem. “É com base nas Políticas Públicas do Plano Educação 10 anos que alcançamos todas as escolas e profissionais com maior engajamento e tecnologia dentro de sala de aula”, destacou.
 
Conforme o representante da MegaEdu, Thomaz Galvão, a meta é de que Mato Grosso se torne referência nacional em conectividade nas escolas até 2024 e apresente indicadores de sucesso com todas as ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento pedagógico.
 
A parceria, segundo Benedito, conecta todas as escolas estaduais à internet de alta velocidade, garantindo aos mais de 345.797 mil estudantes da rede pública o uso da tecnologia na velocidade ideal para a aprendizagem.
 
“Para além do salto de qualidade da velocidade da internet nas escolas, o Programa ConectaEdu MT se destaca pelo alto índice de monitoramento diário da internet disponibilizado aos alunos e professores da rede, o que resultou num salto consistente de transparência da política de conectividade estadual”, observa Benedito.
 
Sara Marcondes Leal da Silva, do terceiro ano A do Ensino Médio, da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques, em Tangará da Serra, é uma das estudantes beneficiadas pelo ConectaEdu MT. Em sua avaliação, com acesso à internet, todos tiveram mais facilidade em realizar pesquisas e atividades online em sala de aula.
 
“O contato com os meios digitais é algo que enriquece a vida acadêmica. Realizamos várias atividades e até mesmo diversos trabalhos e provas que tem aprofundado nosso conhecimento”, finalizou a estudante.