Tocantins
18.04.2024No Dia Nacional da Literatura Infantil, celebrado nesta quinta-feira, 18, a equipe da Escola Estadual Professora Augusta Vaz, localizada na cidade de Combinado, promoveu mais uma edição do projeto “Biblioteca Fonte de Cultura: Plantando Leitores e Colhendo Cidadãos”, que consta em levar a biblioteca móvel para a sala de aula, promovendo os livros e a leitura. O dia 18 de abril lembra o nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil.
Mesmo as escolas realizando constantemente as atividades de leitura, promover ações nas datas comemorativas é uma forma de despertar mais ainda o interesse dos alunos pelas atividades de escrita, compreensão dos textos e leitura. Na Escola Estadual Professora Augusta Vaz as atividades começaram no dia 12 de abril e contaram com a participação de 32 alunos.
As atividades foram coordenadas pela professora e coordenadora da área de Linguagens, Geovana Silva Campos e os servidores da Biblioteca da Escola Alzira Bernardes, que são Emerson Miranda dos Santos, Valdivino Soares e Wanderleia Ferreira Lima. Os estudantes escolheram os livros que mais lhe atraíram, leram e prepararam uma apresentação para recontar a história lida.
A professora Geovana explicou que as atividades tiveram sucesso. “Os estudantes apresentaram com excelência as suas releituras, que resolvemos compartilhar um brinde com cada um dos estudantes. Ficamos muito satisfeitos com as aprendizagens”, frisou.
A estudante Mayana Kemilly Pereira Lima, 11 anos, leu o livro “O Diário de Anne Frank” e por sua excelente apresentação ganhou o prêmio de 1º lugar. “Eu fiquei muito feliz. Eu sempre gostei de ler, e quando cheguei à Escola Professora Augusta o meu interesse pelos livros aumentou, motivada pelos projetos de leitura. Desde o início do ano letivo eu li 42 livros. Ler a obra de Anne Frank foi importante para conhecer essa narrativa muito lida no mundo inteiro, pelos aspectos históricos e emocionais presentes”, comentou.
Já a estudante Alicy Souza Gonçalves, 11 anos, leu a obra “Quenco o Pato” da escritora Ana Maria Machado. “Com esse livro, eu aprendi que devemos observar e não julgar. Eu gosto muito de ler, no ano passado eu li 32 livros. Neste ano, já completei 30 livros lidos. E eu quero continuar lendo muito para ganhar o prêmio de melhor leitor no final do ano”, esclareceu.
Estudantes expressam as leituras através de ilustrações
Os educadores da Escola Estadual Presbiteriana de Colinas do Tocantins também realizaram atividades alusivas ao Dia Nacional da Literatura Infantil e homenagearam o escritor Monteiro Lobato. Lá, a turma leu as Fábulas de Monteiro Lobato e apresentaram os seus comentários e impressões sobre a leitura por meio de ilustrações.
A coordenadora de Programas e Projetos e professora de Linguagens, Aldean Abreu Soares, falou sobre a importância da atividade. “O objetivo desta ação é proporcionarmos uma experiência divertida e educativa, estimulando a leitura, interpretação e a criatividade dos estudantes”, esclareceu.
A estudante Fernanda Rayssa Araújo Lima, 11 anos, comentou sobre suas aprendizagens. “Amei este momento na biblioteca. A leitura foi muito boa e engraçada e eu adoro desenhar. E ainda fiquei muito feliz por ter ganhado o concurso de ilustração literária”, contou.
A estudante Isabelly Leandra Eles Silva, 11 anos, do 6º ano do ensino fundamental, destacou as emoções que os livros despertam. “Eu gosto de ler, não conhecia a fábula que li. É uma linda história que me deixou emocionada e me ensinou que para todos os pais, os seus filhos são sempre belos. Fiz o desenho com muito capricho ele ficou muito bonito”, declarou.
Josélia de Lima/Governo do Tocantins
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins