Escolas preparam projetos que serão apresentados na Febrace em São Paulo

Tocantins

14.03.2024

Os estudantes e professores tocantinenses que estarão na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), no período de 18 a 22 de março, no câmpus da Universidade de São Paulo (USP), estão fazendo os últimos ajustes nos trabalhos. 

Neste ano, projetos de duas escolas da rede estadual de ensino serão apresentados na Febrace. Um deles é o projeto “Efeitos positivos do uso de subprodutos de dipteryx Alata (baru) e Hymenaea SP (jatobá) como fonte alternativa de alimentação”, da equipe do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas. O outro projeto versa sobre a “Vazão de água destilada: técnicas de aproveitamento e tratamento para irrigação de horta sustentável”, da equipe da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. Esses dois projetos integram os 200 trabalhos que serão apresentados na Febrace 2024. 

Do CEM Tiradentes, vão participar da feira de Ciências, a professora orientadora Juliana Girardello Kern, de Biologia, e a estudante Maressa Eduarda da Silva Santos.

Da Escola Estadual Jardenir Jorge Frederico, participarão da feira a estudante Ashely Estephane de Sousa Viana e o professor coordenador do projeto, Leonardo Guimarães da Silva.

Uma experiência para a vida

A estudante Maressa falou de sua expectativa e das preparações para a Febrace. “Eu estou muito ansiosa e animada para representar o nosso Estado. Os preparativos não param, e a expectativa só aumenta. Viver isso vai ser uma experiência única e extraordinária, espero que reconheçam o nosso esforço e o nosso trabalho”, comentou.

O projeto “Efeitos positivos do uso de subprodutos de dipteryx Alata (baru) e Hymenaea SP (jatobá) como fonte alternativa de alimentação” é uma iniciativa que deu muito certo e já foi apresentado na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), em Palmas, e numa feira em Recife. É um projeto que está sendo trabalhado na escola, destacando os produtos do cerrado, as sementes e a sua influência na cultura das comunidades quilombolas.

Com o baru e o jatobá são produzidas farinhas, que podem ser utilizadas para fazer bolos, biscoitos e outros alimentos. A equipe do Tocantins levará para a feira farinhas e o brigadeiro de baru. 

A prática da ciência na escola

O projeto sobre vazão de água destilada trata de um sistema de irrigação, no qual foi construída uma rede de captação de água dos 40 aparelhos de ar-condicionado da escola e esta é direcionada a uma caixa d’água, que passa por um tratamento e é utilizada para a irrigação da horta escolar.

A estudante Ashely falou de sua alegria em participar da Febrace. “Eu nunca imaginei que participaria de uma feira de nível nacional. Só em participar me sinto realizada. Eu estou indo para a Febrace com muita animação”, contou.

O projeto já rendeu vários prêmios; ficou em 1º lugar na Feira Científica e Tecnológica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o 1º lugar na Expo eletivas da Regional de Araguaína em parceria com Afya ITPAC.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins