Escolas piauienses preparam alunos para a 1ª fase da Obmep

OBMEP

18.06.2021

As escolas da rede estadual de educação do Piauí intensificam a preparação dos estudantes que irão participar das provas na primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A mobilização vem sendo realizada de forma constante e por diversas estratégias para atrair o alunado.

As provas da 1ª Fase da Obmep serão realizadas pelas escolas entre os dias 30 de junho e 03 de agosto. O calendário da 16ª edição, que envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país, sofreu alterações com o adiamento das fases devido à pandemia da Covid-19.


Aulão OBMEP


Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Narciso da Rocha Filho e da Unidade Escolar Cassiana Rocha, ambas localizadas no município de Piripiri, serão preparados para as provas por meio do Aulão Obmep 2021 "Garimpando Talentos". A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação e do programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal do Piauí (IFPI) no município.

Com muita interação e sorteio de brindes, os alunos poderão acompanhar o compartilhamento das questões de provas anteriores por meio do encontro virtual, que acontecerá no dia 21 de junho, às 18 horas, com transmissão pelo canal do Youtube do professor Alexsandro Santos . O link de transmissão será compartilhado pelos professores Laiane Brito e Alexsandro Santos na data da live.

"A live será organizada pelos professores preceptores do programa residência pedagógica e das escolas de campo. Os alunos terão a oportunidade de acompanhar as resoluções de questões preparatórias para a Obmep 2021 referente ao nível 3, referentes às séries do ensino médio. A expectativa é que os alunos se sintam motivados para a prova e além dos conteúdos relacionados, os professores também farão sorteios de brindes durante a live", detalhou Laiane Brito.


A data de aplicação da prova do José Narciso será no dia 08 de julho e na U.E. Cassiana Rocha, de 05 a 09 de julho. Já o Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Inês de Maria Sousa Rocha, localizado no município de Piracuruca, está organizando estratégias para o melhor aproveitamento dos estudantes na prova, que acontecerá no dia 2 de junho de 2021.


Em Teresina, o Ceti João Henrique de Almeida Sousa também prepara os estudantes para a aplicação da primeira fase que acontecerá na data 7 de julho de 2021 para todos os estudantes.


A diretora Djanira Alencar explica que os professores sempre buscam inserir no trabalho desenvolvido no ano letivo conteúdos com reforço para as olimpíadas.

"É feito todo um trabalho nas atividades realizadas durante o ano, como nas avaliações em que são propostas questões das mais variadas olimpíadas referentes aos anos anteriores, então, este formato já é trabalhado com o aluno em sala de aula remota. Assim, conseguimos que os alunos fiquem bem antenados ao que está sendo cobrado nas olimpíadas", disse.


Djanira Alencar detalha ainda ações complementares para que os alunos, sob orientação da equipe pedagógica, acompanhem videoaulas on-line do Portal da Matemática.


"O portal é voltado especificamente para a Obmep, com aulas e resoluções de questões das olimpíadas. É extremamente importante este método proposto para que os alunos estejam bem preparados para a olimpíada. Temos como objetivo, na nossa proposta de trabalho, fazer com que os alunos alcancem medalhas nas mais variadas olimpíadas e concursos educacionais, assim, todos os alunos são desafiados a participar das olimpíadas. Na fase 1 serão 339 alunos participando e, posteriormente, os alunos que passarão para a segunda fase", explicou a diretora.


Sobre a OBMEP


Segundo o coordenador da regional Teresina PI 01 da Obmep, Jefferson Leite, este ano, em razão da pandemia, a organização da olimpíada fez algumas alterações quanto às regras de aplicação das provas na primeira fase.

"Do dia 28 de junho a 3 de agosto as escolas poderão realizar a prova da fase 1 e esta janela ampla é para que as escolas consigam realizar as provas da melhor maneira, seja de forma presencial ou remota. Antes, a aplicação acontecia em dia único e agora serão mais de 35 dias de aplicação. A ideia da Obmep é que as escolas façam sua seleção interna para classificar os alunos aptos a seguir para a segunda fase", detalhou o coordenador.


As fases seguintes da olimpíada de matemática seguem as datas:


- 01 de julho a 11 de agosto: Período para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, através dos Correios ou aplicativo.

- 09 de setembro: Divulgação dos classificados para a 2ª fase

A organização da Obmep no Estado mantém grupos de trabalhos com representantes das escolas, gerências regionais de educação, secretários para realizar análises e ampliar a participação da olimpíada em todas as escolas do Estado.