Escolas piauienses iniciam aplicação de provas da Obmep

OBMEP

29.06.2021

As escolas da rede estadual do Piauí iniciaram nesta segunda-feira, 28 de junho, as provas referentes à primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em razão da pandemia, a organização da olimpíada fez algumas alterações quanto às regras de aplicação das provas na primeira fase.

Para que as escolas consigam realizar as provas da melhor maneira, foi permitida a opção pela aplicação de forma presencial ou remota. As provas poderão ser realizadas pelas escolas entre os dias 30 de junho e 03 de agosto.

Segundo a organização da Obmep no Piauí, são 350 mil estudantes inscritos. A mobilização vem sendo realizada de forma constante e por diversas estratégias para atrair o alunado.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulistana, localizado no município de Paulistana, mais de 90% dos estudantes já participaram da primeira fase da Obmep.

A diretora do Ceti, Flávia Teixeira Marques, explicou que a aplicação das provas foi organizada após consulta à comunidade escolar e já foi iniciada. "No primeiro momento comunicamos aos pais se aceitavam fazer a prova presencial seguindo todos os protocolos higienicossanitários, como o distanciamento entre os estudantes, e 90% aceitaram a proposta e os 10% será remota. Todos que optaram por vir à escola já realizaram a fase 1 da olimpíada", disse.

Com a organização das aulas em regime remoto, o Ceti Paulistana definiu trabalhar os conteúdos voltados para a Obmep durante as aulas regulares e por redes de contato da escola.

"Os professores trabalharam os materiais remotos com eles, antes da realização da prova.

 Incentivamos a importância de participarem da Obmep em formato virtual nos grupos WhatsApp dos alunos e falamos sobre como era importante a prova. Passada esta etapa, iremos fazer os preparativos para aplicação remota, que está agendada para os dias 29 e 30 de junho", pontuou a professora.

O calendário da 16ª edição ampliou as datas de aplicação das provas pelas escolas permitindo a melhor adequação de horários e organização dos estudantes, pois nas edições anteriores o exame era realizado em dia único.

A escola terá acesso ao arquivo de provas em PDF para cada nível e organizará a aplicação no modelo on-line ou presencial. Caso opte pelo segundo modelo, a escola deverá organizar todos os protocolos higienicossanitarios determinados pelas autoridades de saúde para a aplicação da prova.

As fases seguintes da olimpíada de matemática seguem as datas: 

01 de julho a 11 de agosto: Período para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, através dos Correios ou aplicativo. 

09 de setembro: Divulgação dos classificados para a 2ª fase.