Escolas piauenses participam de desfile cívico da independência

Desfile Cívico

07.09.2017

Onze escolas representaram a rede estadual de ensino no desfile cívico em alusão ao Dia da Independência, comemorado nesta quinta-feira 7 de setembro. O desfile aconteceu na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. A tradicional parada cívico-militar contou com fanfarras e bandas marciais formada por alunos da rede estadual e de outras instituições.

Há 15 anos participando dos desfiles cívicos o Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas neto, localizada no bairro Piçarreira, levou 190 alunos na avenida para discutir a importância da leitura. Os alunos foram fantasiados como personagens de contos da literatura infantil promovendo o projeto "O mundo encantado da Leitura", tema presente nos desfiles das escolas da 20ª Gerencia Regional de Educação. 

A Unidade Escola Benjamin Batista levou para o desfile da independência cerca de 820 alunos abordando as temáticas de saúde, a arte de bem cuidar do corpo e da mente e animados pela banda de música da escola composta por 113 alunos. 

A escola abordou temáticas envolvendo Esporte e qualidade de vida, Índios, os filhos a terra no coração do Brasil, Arte e Cultura, legado de um povo, Bumba meu boi, Capoeira, Profissões: em busca do nosso futuro.  "A nossa preparação ocorreu em 2 meses ensaiando as Serão 22 alas sem considerar as duas bandas e as bailarinas que compõe o desfile", disse o diretor Evandro Souza.

Participando mais uma vez da parada a Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada no bairro Morada do Sol, apresentou os trabalhos desenvolvidos na escola durante o ano letivo, com 180 alunos dos ensinos fundamental e médio.

Na área cultural a escola preparou artes ligadas aos projetos Café Antropológico e Literário, Sarau e Diálogos com Jovens, além das iniciativas do circuito de ciência "Matemática está em tudo" e esporte e saúde na escola. "Nos preparamos nos finais das aulas e aos sábados letivos para o ensaio na quadra e em volta da escola para apresentar durante o desfile nosso trabalho desenvolvido nas aulas", disse a diretora Mirlane Ramos.

As escolas estaduais também realizaram desfile escolar pelos bairros em alusão às comemorações de Independência. Os estudantes percorreram as principais ruas do entorno das sedes em que se localizam.