Secretaria da Educação do ES
02.03.2020Os alunos das 62 escolas da Rede Estadual de Tempo Integral já escolheram as disciplinas eletivas que irão cursar ao longo desse semestre. As escolas já estão prontas para que os estudantes aprendam e vivenciem temas variados, como, por exemplo, meio ambiente, empreendedorismo, diversidade cultural e sustentabilidade. No Centro de Educação de Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, a equipe já está na expectativa para começar as atividades a partir da próxima semana.
“As aulas serão toda quinta-feira e nosso cardápio de eletivas está bem diversificado. Todas as disciplinas são novas e, em algumas, vamos utilizar o espaço da escola que tem área verde, por exemplo, para abordar ações de educação ambiental, com foco na sustentabilidade. Além disso, também teremos a disciplina ‘Mãos à obra’, que quer incentivar algumas habilidades simples e específicas para lidar com problemas do cotidiano, como trocar/consertar tomadas, substituir lâmpadas, fazer manutenção básica em encanamento simples”, disse a diretora Mayara Lima Candido.
A escola ainda iniciará eletivas, como “A culpa é mesmo das estrelas”, com conteúdos sobre astronomia, por meio das disciplinas de Português e Física; “Africanamente”, que aborda a cultura afro, vestuário, beleza do negro e religiões da cultura negra na sociedade, por meio das disciplinas de Filosofia e Sociologia; e “Caiu na rede mas não é peixe”, com conteúdo sobre lixo marítimo em mangues e na baía de Vitória, com apoio das disciplinas de Geografia e Matemática.
Disciplinas Eletivas
Essas disciplinas são ofertadas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos estudantes, e representam mais uma oportunidade para a ampliação do repertório de conhecimentos oferecidos na Rede Estadual. “Essa é uma proposta de aprendizagem diferenciada para os estudantes, visto que os conteúdos das disciplinas tradicionais são ofertados de forma diversificada, por meio de teatro, dança, música, práticas experimentais, visitas técnicas, entre outras metodologias”, disse o gerente da Educação de Tempo Integral da Secretaria da Educação, Marcelo Lema.
Para as escolas de Tempo Integral em que a carga horária é de 9h30 ou 7 horas são ofertadas duas aulas sequenciadas semanais para desenvolvimento das disciplinas eletivas. Já nos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (Ceier), será ofertada uma aula semanal. Para ambos os casos, a escola organiza o horário para que as aulas das Eletivas sejam realizadas, simultaneamente, em todas as turmas. Ao final de cada semestre, é realizada a Culminância das Eletivas, momento destinado para a apresentação do produto construído pelos estudantes e professores ao longo do semestre.