Escolas Estaduais são premiadas no Festival de Artes das Escolas de Palmas

Tocantins

01.12.2023

A fanfarra da Escola Estadual Liberdade conquistou o 1º lugar no Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes). O evento, que começou no dia 29 de novembro, está sendo realizado no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré, até o dia 2 de dezembro. O 2º lugar, na categoria Bandas e Fanfarras, ficou com o Centro de Ensino Médio Taquaralto. 

A diretora Josely Araújo Carlos Quixabeira contou que a Escola Liberdade participa do evento desde 2021. “Naquele ano, tivemos apenas uma única apresentação na categoria dança e conseguimos ficar em 1º lugar e aí ficamos motivados. Atualmente, a participação no Faes integra o Plano Político Pedagógico (PPP) da escola, de modo a garantir recursos para que os nossos alunos possam participar todos os anos”, explicou.

Josely destacou a importância da premiação. “Foi uma alegria imensa para a nossa escola. Esse prêmio representa a valorização para que os nossos estudantes participem mais dos projetos”, frisou. 

No Faes edição de 2022, a Escola Estadual Liberdade conquistou os prêmios de 2º e 3º lugares na categoria dança. 

Os estudantes da Escola Liberdade também estão participando nas categorias artes visuais, dança e teatro.

A estudante Júlia Nascimento da Silva ressaltou a importância do trabalho realizado na escola. “Eu sou feliz por participar da fanfarra, por ter alcançado esse resultado tão importante. Eu agradeço o apoio que temos da gestão escolar e do maestro”, ressaltou. 

O maestro Mariel de Carvalho explicou que a fanfarra tem apenas cinco meses que foi reativada. O trabalho começou com a iniciação musical. Atualmente são 25 estudantes que integram a fanfarra. 

“Conquistar esse prêmio no Faes foi uma sensação incrível e de muita satisfação, principalmente, por presenciar a felicidade desses alunos. E estamos animados e com muitos projetos para realizar no próximo ano”, contou o maestro.

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins