Escolas estaduais são convidadas a participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Mato Grosso

11.03.2025

Escolas da rede estadual que atendem turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental estão sendo convidadas para se inscreverem na VI Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente: Vamos cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática, iniciativa conjunta do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). 

Segundo os organizadores, a conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Por meio de uma plataforma vital os estudantes irão compartilhar suas perspectivas e soluções inovadoras para questões ambientais urgentes. Com o apoio de educadores e especialistas, os participantes terão a oportunidade de transformar suas preocupações em ações concretas, contribuindo para um futuro mais sustentável e justo.

As escolas participantes serão convidadas a elaborarem projetos sobre educação ambiental, com foco em justiça climática. Na etapa escolar, é eleito um projeto e dois delegados (estudantes de 11 a 14 anos) que representarão as escolas nas próximas etapas.

Já as etapas regionais serão realizadas via Diretorias Regionais de Educação (DREs), onde as escolas escolherão os projetos e seus representantes que irão para a etapa estadual. 

Cerca de 50 estudantes e 50 professores participarão da etapa estadual, onde será eleito 1 projeto e 18 estudantes que representarão Mato Grosso na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília (2 a 5 de setembro).

Além das escolas regulares, podem participar unidades das modalidades indígena, quilombola, de educação especial e bilíngues. Esse processo pedagógico visa mobilizar crianças, adolescentes e jovens a se envolverem em ações significativas no contexto socioambiental.

A organização do evento será liderada pelo MEC, com apoio do MMA e do MCTI. A adesão das escolas é voluntária.

Veja no anexo passo a passo para a conferência.