Escolas estaduais realizam lançamento de foguetes neste sábado, 13

Roraima

12.07.2019

Por Marília Mesquita 

Foto: Ascom/Seed

A fim de deixar as aulas das disciplinas de Física e Matemática mais interessantes, o professor Dilson Teixeira desenvolveu o projeto Lançamento de Projéteis - mais popularmente conhecidos como foguetes. A culminância do projeto ocorre neste sábado, 13, na pista de aeromodelismo do Parque Anauá, das 8h às 11h.

Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos tiveram que calcular a velocidade dos foguetes, altura, alcance, entre outras questões. Para criar os projéteis, os estudantes participaram de oficinas para montagem e base de lançamento.

“Essa é uma forma de mostrarmos na prática o que a parte teórica quer dizer, pois só assim o aluno é capaz de compreender da melhor forma o que está nos livros, além de deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes”, explicou o coordenador do projeto, Dilson Teixeira.

O projeto é desenvolvido com alunos do Ensino Médio da instituição de ensino. Cerca de 30 foguetes foram confeccionados. Alguns dos materiais utilizados são recicláveis, como garrafa pet e caixa de arquivo. Os demais são de P.V.C e materiais de encanamento.

“Além dos alunos aprenderem na prática o conteúdo ministrado em sala de aula, eles estarão contribuindo com o meio ambiente, pois buscamos reutilizar alguns materiais para confecção dos foguetes”, ressaltou Teixeira.

No decorrer dos lançamentos no Parque, as turmas participantes irão competir: vence a que o foguete tiver maior alcance. A turma vencedora ganhará um troféu desenhado por um dos alunos da instituição.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais os alunos a participarem do projeto. Estamos satisfeitos com a interação e participação dos estudantes, pois estão empenhados em desenvolver um bom trabalho”, afirmou o coordenador.

Cinco estudantes irão representar a escola na 13° MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), em novembro, no Rio de Janeiro (RJ). A mostra é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível.

I CONCURSO DE FOGUETES - Além da Ayrton Senna, a Escola Monteiro Lobato também desenvolve um projeto de lançamento de foguetes e, neste sábado, 13, irá realizar o I Concurso de Foguetes. O evento terá a participação das escolas estaduais Maria das Dores Brasil, América Sarmento Ribeiro e Antonio Carlos da Silva Natalino.

O projeto é desenvolvido desde o início deste ano na disciplina de Física e abrange as turmas do Ensino Médio. A escola já confeccionou cerca de 30 foguetes para a competição. Entre os materiais utilizados estão garrafas pet e encanamento, entre outros itens.

A turma que tiver a melhor equipe, o lançamento mais distante, entre outras especificidades, ganhará medalhas e certificados. “Os alunos estão empolgados. Nós e eles ficamos felizes quando o foguete atinge o alcance e velocidade desejados. Sem dúvidas, o projeto é a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, ressaltou Moisés Gonçalves, diretor da escola Monteiro Lobato.