Escolas estaduais realizam Dia D do Colegiado com estudantes e comunidade escolar

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

04.09.2019

As escolas estaduais mineiras tiveram até o dia 3 de setembro para realizar o Dia D do Colegiado Escolar. A ação, orientada pela Resolução SEE 4.188/2019, tem objetivo de apresentar aos estudantes e seus pais ou responsáveis o papel que o órgão representativo desempenha junto à gestão escolar antes da eleição dos membros que o compõem, marcada para o próximo dia 12 de setembro.

Na Escola Estadual Machado de Assis, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Dia D foi realizado nesta segunda-feira (2/9) para alunos do ensino médio, pela manhã, e para os pais e responsáveis, no turno da tarde.

Durante a apresentação, a diretora Joaquina Duarte explicou aos estudantes e seus familiares sobre a estrutura, atribuições e competências do Colegiado Escolar, além de dar exemplos práticos de como o grupo atua na instituição de ensino. Na Machado de Assis, são 12 membros titulares, sendo três representantes de cada segmento: estudantes, pais ou responsáveis, funcionários administrativos e professores.

“Todas as decisões que são tomadas no âmbito interno da escola, quer sejam financeiras, administrativas, pedagógicas ou disciplinares, têm participação do Colegiado. Nós nos reunimos pelo menos uma vez por mês para discutir as questões da escola e a participação de todos é muito importante. Gostaria que vocês pensassem sobre a importância dessa representatividade e sobre a possibilidade de fazerem parte disso”, explicou a diretora aos estudantes.

O aluno do 3º ano do ensino médio, Ryan Michael Oliveira, teve sua primeira experiência como membro do colegiado na eleição de 2018 e afirma que, para ele, foi um período muito proveitoso. “Acho muito interessante poder participar do colegiado porque a tomada de decisões com o olhar dos alunos também é muito importante. Achei o grupo bem coeso, todo mundo tem um bom convívio e em toda reunião tem alguém com uma ideia, uma sugestão diferente. É satisfatório”, disse Ryan.

Expectativa

Participar dos processos decisórios da escola e representar a opinião de seus colegas são os objetivos da aluna do 3º ano do ensino médio da Machado de Assis, Ana Carolina Camargos, ao pleitear uma vaga no Colegiado. “Gosto muito de me envolver com as questões relacionadas à escola e ser membro deste órgão representativo é uma ótima oportunidade para isso. Quero levar à direção ideias que ajudem na nossa aprendizagem, contribuir para melhorar o ambiente escolar e tratar os assuntos da escola de forma que todos se beneficiem. Acho que é o maior ganho é esse”, afirmou Ana Carolina.

A diretora se diz satisfeita ao ver o envolvimento de alunos e seus pais ou responsáveis e acredita que essa participação reflete na realidade da escola. “O Colegiado Escolar da Machado de Assis é um grupo muito presente e tenho certeza de que esta motivação traz como resultado a organização, o respeito, os bons resultados em aprovação dos estudantes nas universidades, a conservação de toda a estrutura física e o bom relacionamento de todos da escola com a comunidade. Fico feliz ao ver esse entrosamento”, conclui Joaquina Duarte.

Os interessados em se tornarem membros do Colegiado Escolar devem se inscrever na respectiva escola entre os dias 4 e 6 de setembro. O processo de escolha, que envolve votação, apuração dos votos e proclamação dos integrantes eleitos, acontece, em toda a rede estadual de ensino, no dia 12 deste mesmo mês.

Colegiado Escolar

De acordo com a Resolução SEE 4.188/2019, o Colegiado Escolar é um órgão representativo da comunidade escolar com funções de caráter deliberativo e consultivo, ou seja, as decisões se referem, por exemplo, às normas previstas no regimento escolar, aos processos educativos, às diretrizes pedagógicas, à análise de questões de interesse da escola propostas pelos diversos segmentos da comunidade escolar, entre outros. O Colegiado deve ser composto por profissionais em exercício na escola e pela comunidade atendida pela escola. O órgão é presidido pelo diretor ou pelo coordenador da unidade de ensino.

Leia mais: Novos membros do Colegiado Escolar serão escolhidos em setembro