Escolas estaduais realizam atividades preparatórias para o ENEM 2022

Bahia

28.04.2022

As escolas da rede estadual de ensino já iniciaram os preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, com atividades a exemplo de simulados e aulas show. As iniciativas visam reforçar as aprendizagens dos estudantes que farão o exame, que é considerado como uma porta de entrada para o Ensino Superior. Este ano, o ENEM será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o Brasil.

O Colégio Estadual Adonias Filho, localizado em Itabuna, promoveu, na tarde desta quinta-feira (28), a ação Aula-show de Redação, com o professor Ronaldo Mendes, especialista em Leitura e Produção Textual e mestre em Linguagens e Representações. A atividade, que também contou com uma palestra da psicóloga Gerbara de Souza, faz parte do projeto de “Olho no ENEM 2022” e tem o objetivo de sensibilizar os discentes para a importância de aulas voltadas para a avaliação do desempenho dos estudantes. Ao longo do ano, serão promovidas novas aulas-show de outros componentes curriculares exigidos no Exame. A próxima será no dia 27 de maio, com conteúdos de Química e Física.

O estudante Cristian Bitencourt, 17, 3º ano do Ensino Médio, aprovou a iniciativa do projeto. “É a primeira vez que eu participo de uma aula-show e gostei muito, pois pude adquirir novos conhecimentos e dicas para poder desenvolver boas redações. Atividades como esta são essenciais para ajudar a nos preparar melhor para as provas do ENEM”.
 
No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Corrente, localizado em Santa Maria da Vitória, aconteceu, nesta semana, o Simulado ENEM 2022. Um total de 254 estudantes participou desta ação, que teve como objetivo mobilizar e preparar os alunos. O simulado foi composto por 30 questões de quatro áreas do conhecimento. Os próximos simulados, agendados para os dias 26 de agosto e 28 de outubro, terão um número maior de questões, além da redação.

A estudante Keila Kristynna Barbosa, do curso técnico de nível médio em Administração, disse que se sentiu como se estivesse participando da prova oficial do ENEM. “Eu gostei da experiência, pois nunca tive contato com as questões do exame antes. A partir de agora vou começar a ter uma ideia do que me espera no momento de realizar as provas, do que preciso estudar e como é a estrutura da prova”.

Já o estudante Luís Henrique Santos, do curso técnico de nível médio de Nutrição e Dietética, enfatizou a importância da preparação. “Minha experiência foi muito boa com esta iniciativa. Sempre tem aquele frio na barriga, mas, quando eu tive contato com o simulado, pude perceber que o ENEM não é um bicho de sete cabeças. Essa atividade pode me auxiliar muito no futuro, pois vou ter um pouco mais de confiança. Também percebi que muitas portas podem ser abertas por meio do ENEM”.