Escolas estaduais realizam atividades em comemoração ao Dia das Mães

Bahia

06.05.2022

As escolas da rede estadual de ensino realizaram, nesta sexta-feira (6), diferentes atividades alusivas ao Dia das Mães, que será celebrado neste domingo (8). Dentre as atividades em homenagem às mães dos estudantes e professores, destacam-se desfiles de fanfarras, oficina criativa de bolsas com materiais recicláveis, palestra e outras.  
 
Com o objetivo de reconhecer as contribuições das mães para o protagonismo e valorização estudantil, os estudantes integrantes das fanfarras dos Colégios Estaduais Professor Carlos Alberto Cerqueira e Desembargador Pedro Ribeiro, localizados em Salvador, realizaram, de forma simultânea, em cada uma das escolas, um desfile cívico. Além disso, Marta Souza, mãe de um dos estudantes do Colégio Estadual João Caribé, foi a mãe escolhida como símbolo do Intercolegial de Bandas e Fanfarras e receberá, neste sábado (7), uma placa de homenagem, que será entregue por uma comissão de estudantes. 
 
A estudante Camile Muniz, 2º ano do Ensino Médio, que faz parte da fanfarra do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, falou sobre o que a sua mãe, Sara Maria, representa para ela. “Ela é uma mulher guerreira e que se esforça para conquistar os seus objetivos. Me emocionei muito quando me apresentei pela primeira vez para ela na fanfarra. Já o estudante Cleidison Ferreira, 1º ano do Ensino Médio, também se emocionou ao falar da sua avó, dona Rosemeire. “Minha avó, que me criou, sempre me ajudou. Se não fosse ela, eu não estaria hoje na fanfarra”, revelou. 
 
Também em Salvador, os estudantes da Escola Estadual Severino Vieira, aprenderam a confeccionar bolsas com materiais recicláveis como caixas de leite, tecidos e velcro para presentearem as suas mães. Junto com a bolsa, eles vão dar um cartão feito com a técnica do Lettering. As atividades foram realizadas durante as aulas de artes.
 
O estudante Israel Santana, 11, 6º ano do Ensino Fundamental, falou sobre a importância de aprender a fazer uma bolsa para presentear a sua mãe. “Foi uma ideia criativa que a escola proporcionou para os estudantes e uma solução para aqueles que não têm condições de comprar um presente para as suas mães. Eu me orgulho não só da bolsa, mas sim, da minha mãe. Desejo feliz dia das mães pra todas”, disse. A mãe de Israel, Andréia Rodrigues, ficou emocionada ao receber a bolsa com o cartão. “Linda homenagem. Saber que ele mesmo confeccionou me deixa orgulhosa de tê-lo como filho, com o coração cheio de alegria e grata a Deus por ter filho como o Israel e saber que ele está no caminho certo”, comentou. 
 
Na próxima segunda-feira (9), às 16h, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco, em Jequié, será realizada uma palestra sobre o tema “Maternidade e docência” para os professores da unidade. A atividade será ministrada por profissionais da equipe do Programa Saúde do Professor, como psicóloga, fonoaudióloga, assistente social e fisioterapeuta.