Rondônia
23.08.2023O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em ação conjunta às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, realiza uma série de ações de mobilização nas escolas da Rede Estadual de Ensino para avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb 2023.
Dando continuidade ao desenvolvimento do Plano de Trabalho, a CRE de Machadinho d’Oeste realizou roda de conversa com os professores de Língua Portuguesa e Matemática das escolas Maria Conceição de Souza e Alberto Nepomuceno, no mês de julho, para alinhamento quanto à aplicabilidade da prova.
As ações têm o intuito de preparar os estudantes para aplicação da prova que será realizada entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país. Ainda no mês passado, houve um momento especial de palestra motivacional aos alunos do 9º ano da escola Alberto Nepomuceno, o que possibilitou maior envolvimento e trabalho em equipe entre os envolvidos para continuidade da execução do projeto.
O Saeb é realizado a cada dois anos, conforme regulamentações do Ministério da Educação. O público-alvo são os estudantes do 2º ano (amostragem), 5º ano do Ensino Fundamental I, 9º ano do Ensino Fundamental II e o 3º ano do Ensino Médio. A Seduc tem trabalhado para mobilizar e sensibilizar a comunidade estudantil, gestores, professores, técnicos e pais ou responsáveis das unidades escolares.
À vista disso, a pasta lançou o projeto do Saeb deste ano com o tema: “Nossa meta é você!” com o objetivo de fornecer subsídios que contribuam para a universalização do acesso à educação e melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação em nosso Estado.
Para a coordenadora-geral do projeto Saeb, Izis Cúbia Mendes, trata-se de um momento que compreende o acompanhamento, avaliação e orientação voltada para os bons resultados na escola. Para fortalecer esse processo, adotou-se uma metodologia voltada para o nivelamento da aprendizagem em toda Rede de Ensino Estadual. “Temos uma grande responsabilidade com toda a mobilização do projeto, o que demanda uma força-tarefa. Estar à frente desse projeto é muito importante, pois os olhares devem ser de cuidados pedagógicos e ao mesmo tempo sensíveis para apoiar nossas equipes”, destacou.
A secretária de Educação, Ana Pacini tem garantido as articulações necessárias entre setores para a execução do projeto, e a Diretoria Geral de Educação tem disponibilizado o suporte pedagógico e técnico para as ações. “Realizar essa mobilização e aplicá-la, demanda servidores envolvidos e motivados à execução de todos os ciclos de acompanhamento e orientações. A Seduc tem esses profissionais que estão engajados na Missão Saeb, e a ideia é atingir todas as unidades escolares e garantir uma participação massiva dos estudantes”, destacou, ressaltando a importância da avaliação na qualidade da educação ofertada, para fins de aprimoramento de políticas públicas.