Tocantins
04.06.2024As escolas da rede estadual do Tocantins estão realizando, durante esta semana, uma programação diversificada e dinâmica alusiva à Semana Nacional do Meio Ambiente, que ocorre de 3 a 7 de junho. Essa programação especial é para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho.
Em Arraias, a equipe da Escola Estadual Silva Dourado preparou uma programação dinâmica com apresentações de oficinas, exposição de fotos, visitas técnicas e aulas de campo, rodas de conversas e construção de uma horta escolar.
Conforme o Projeto Político Pedagógico da Escola, as ações têm o objetivo de oferecer diversos espaços de aprendizagens para despertar uma atitude de consciência ambiental. A coordenadora pedagógica Jânia Gomes Aquino destacou a importância de os estudantes conhecerem os recursos naturais da cidade.
E entre as atividades, grupos de estudantes visitarão o aterro sanitário de Arraias, visando observar o novo marco regulatório dos resíduos sólidos e orgânicos; eles visitarão um rio para análise de contaminantes sólidos, observar poluentes e a relação dos moradores com o córrego. Outra visita será a uma chácara que está sendo utilizada como potencial turístico. “Essa chácara está sendo usada para receber pessoas, gerar rendas, sem interferir no meio ambiente e preservar seu potencial natural”, contou Jânia.
Os estudantes também conhecerão o sistema de compostagem desenvolvido na horta da Escola Estadual Agrícola David Aires França. E além disso, os alunos estudaram conteúdos como as mudanças climáticas, desastres ambientais, a importância do reflorestamento e da conservação dos espaços de lazer com base na economia de sustentabilidade.
“Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes e ativos na preservação do meio ambiente. Essas atividades proporcionarão uma vivência que vai além da sala de aula, criando um vínculo real com as questões ambientais”, frisou o professor Raphael Paiva, coordenador pedagógico de Área de Ciências da Natureza.
O estudante Alysson Santos do 9º ano do ensino fundamental fala de suas aprendizagens. “Eu estou aprendendo que a compostagem aproveita as cascas dos vegetais, das frutas que antes iriam para o lixo e ajuda a produzir o adubo orgânico para a nossa horta”, comentou.
A estudante Maria Eduarda que ajuda na horta escolar destacou o trabalho realizado. “Para mim a horta incentiva os alunos a aprenderem a plantar, e os produtos ajudam a melhorar a qualidade e o sabor da alimentação escolar”, frisou.
Alunos do CEM Tiradentes retratam o meio ambiente em painéis
No Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, escola premiada com trabalhos realizados sobre o meio ambiente, os estudantes expressaram suas aprendizagens participando do primeiro concurso de mostra fotográfica denominada Encantos da Natureza. O resultado dos trabalhos serão apresentados nesta semana.
E estudantes da educação inclusiva expressaram suas aprendizagens sobre as riquezas naturais do Brasil pintando dois painéis, utilizando a tinta guache e tecidos. Estes estão expostos no hall da escola.
A professora de Biologia Juliana Kern explicou que, durante esta semana, a escola realizará algumas ações como o plantio de mudas de baru, como parte das atividades das Trilhas de Agronegócio e de Nutrição.
O projeto da escola, que já recebeu vários prêmios, é aproveitar as sementes do baru e do jatobá que, transformadas em farinhas, são utilizadas para enriquecer alimentos. Esse projeto foi responsável para dar visibilidade à escola e levar estudantes para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Joselia de Lima/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins