Escolas estaduais promovem atividades alusivas ao Dia D da Leitura

Tocantins

11.09.2024

As escolas estaduais promovem nesta quarta-feira, 11, diversas atividades alusivas ao Dia D da Leitura, criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visando promover espaços para incentivar a prática da leitura e a produção de textos.  A programação diversificada promove um encontro do estudante com o vasto universo da criação literária e com a biografia dos escritores selecionados.

Escola cria cabines de leitura 

A Escola Estadual Floresta, localizada no povoado Campo Alegre, a 75 km de Paranã, realizou uma programação especial de 1 a 11 de setembro, com recital de poesias, rodas de conversas, palestras e teatro. A escola promoveu leituras e conhecimentos sobre os textos dos escritores Braúlio Bessa, Cecília Meireles, Gonçalves Dias, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos e Monteiro Lobato e criou a Cabine de Leitura e Escrita, um espaço organizado para a promoção e divulgação da leitura. 

A diretora Edileuza Araújo de Souza destacou os resultados alcançados. “O projeto de Cabines de Leitura proporcionou aprendizagens significativas para os estudantes com o desenvolvimento de habilidades de interpretação de textos, ampliação do vocabulário, da oralidade, da concentração, da memória e raciocínio. Como também proporciona um aumento no nível de proficiência em leitura em preparação para o Ideb+30”, contou.

Escola de Colinas promove o II Sarau Literário 

A equipe da Escola Estadual Presbiteriana de Colinas realizou nesta quarta-feira, 11, o II Sarau Literário com apresentações de peças teatrais, telejornal, encenações, coreografias, músicas e recitação de poesias e de cordéis. Estão participando do evento 530 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A professora Aldean Abreu, coordenadora de Programas e Projetos da escola, destacou a criatividade. “Os alunos também foram instigados a desenvolver o protagonismo, criando peças teatrais a partir da adaptação de livros. Um grupo do 9º ano do Ensino Fundamental criou e produziu um telejornal. Essas atividades tornam o Sarau Literário um momento único de troca de experiências, despertando o interesse dos estudantes pela literatura e permitindo o contato com diferentes gêneros textuais”, explicou.

A professora Michele Cristina Tomas, técnica da área de Currículo de Linguagens da Superintendência Regional de Educação de Arraias, enfatiza a importância dessa data para promover a leitura. “O Dia D da Leitura é uma ação pedagógica  que visa promover o incentivo à leitura de forma mais ampla e significativa no ambiente escolar. Trata-se de um momento especial, geralmente dedicado exclusivamente às atividades literárias, com o objetivo de despertar nos estudantes o gosto pela leitura, além de aproximá-los do universo dos livros e das histórias”, ressaltou.

A professora Fabricia Neli Johann Martins, gerente do ensino fundamental da Seduc, ressaltou a proposta do Dia D da Leitura.  “Este é um momento para a escola premiar as produções dos estudantes e professores, incentivando a produção artística na escola além de garantir que a comunidade escolar tenha acesso às informações e ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de competências leitoras, escritoras, comunicativas e interativas”, afirmou.

 

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins