Alagoas
23.06.2021O mês de junho é a época preferida dos nordestinos e os festejos juninos fazem parte da programação das escolas estaduais. Para não deixar a tradição de lado mesmo no contexto de isolamento social e ensino remoto, as unidades estão buscando alternativas para realizar as comemorações que este ano têm como norte o centenário do educador Paulo Freire.
A Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, realizou o “Arraiá Virtuá do Moreirão” no último final de semana. Ely Quintela, diretora da unidade, conta que a programação foi recheada. “Os alunos produziram paródias, cordéis e poemas, além de vídeos ensinando receitas de comidas típicas. Eles estão muito animados para o momento junino”, explicou.
Em suas produções, os estudantes abordaram temas como o centenário de Paulo Freire e a pandemia. Lara Letícia é aluna do 1° ano B e uniu informação e a tradição nordestina em um cordel com o tema de prevenção ao coronavírus. “Tem sido ótimo pois assim podemos interagir com várias pessoas de forma virtual. Dessa forma, eu aprendo mais sobre as tradições e nos mantemos em contato”, concluiu.
Lives
Já em Marechal Deodoro, região metropolitana, a Escola Estadual Deodoro da Fonseca realizou os festejos juninos através de lives no youtube com apresentações e concursos juninos, como forma de incentivar os alunos na produção de conteúdos temáticos.
Sheyla Giló, diretora da escola, explicou que o concurso foi dividido em quatro categorias. “Os professores criaram um formulário, colocaram os trabalhos das categorias de vídeo, poesia, fotografia e cartaz, e os alunos votaram”. A premiação incluiu certificados e medalhas, além de sorteios de balaios juninos.
Os alunos do Fundamental I também não ficaram de fora. A Escola Estadual Maria Rosália Ambrózzio, localizada no CEPA, preparou um dia especial para que as festas juninas não passassem em branco. As crianças puderam participar de um encontro breve com os professores e garantir um brinde de São João.
O aluno João Vitor, que estuda no 5° ano, gostou da iniciativa da escola. “Fiquei muito feliz em poder reencontrar a minha professora e poder levar pra casa doces juninos. Eu gosto muito dessa época do ano. Está sendo legal vestir xadrez e rever a minha escola”.
“A quadrilha aqui na escola é um momento marcante, culturalmente forte. Estamos felizes em poder, mesmo em meio a uma pandemia, fazer algo diferente. Propomos o Drive Thru com entrega de livros, entrega de atividades, doces e comidas típicas e trabalhamos a importância do São João nas aulas virtuais, celebrando o período de uma forma diferente e segura”, relata Lidiane Silva, diretora da Escola.
Wandette
Os alunos da educação especial do Centro Professora Wandette Gomes de Castro também festejaram com a programação junina a todo vapor. O “Arraiá Centro Wandette” aconteceu no último sábado com vídeos e apresentações dos estudantes, shows de forró e quadrilha junina também de forma virtual.