Escolas estaduais participam da 15ª Feira do Livro de Mossoró

Rio Grande do Norte

30.10.2019

Um total de 264 escolas de rede estadual de ensino terão os acervos de suas bibliotecas renovados durante a 15ª edição da Feira do Livro de Mossoró, evento anual cujo objetivo é difundir a literatura – com ênfase nas obras potiguares – por meio de exposições e vendas de livros. A feira, que começou nesta quarta-feira (30), segue com programação aberta até o dia 3 de novembro, e acontece no Partage Shopping, localizado no bairro Nova Betânia, em Mossoró.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer estima que cerca de 81 mil alunos sejam beneficiados com as compras que cada gestor poderá fazer para os acervos bibliotecários durante a feira. Autores independentes e editoras contarão com a compra direta das escolas por meio do programa RN Literário, que destinou, este ano, R$ 850 mil para as feiras do livro em Natal, realizada em setembro, e agora em Mossoró.

Com as compras, as escolas estaduais das regionais de Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros movimentarão R$ 310.115,10. O valor recebido por cada unidade de ensino varia de acordo com o número de discentes da escola, sendo 40% do recurso recebido destinado exclusivamente à compra de obras de autores potiguares.

A iniciativa, de acordo com a coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca da SEEC, Erileide Rocha, trata-se de uma “política de valorização e reconhecimento aos autores potiguares”, uma vez que estimula a difusão do conhecimento acerca da literatura regional nas escolas estaduais. 

Feira do Livro de Mossoró

Realizada pela primeira vez em 2005, a Feira do Livro de Mossoró tem como principal objetivo fomentar a educação por meio do hábito da leitura. Para isso, o evento conta com uma programação diversificada, que apresenta atividades como lançamento de livros, contação de histórias, bate-papos, exposições, poesias, além de atrações culturais como peças teatrais e dança.

Ao longo das 14 primeiras edições mais de 700 mil pessoas já visitaram a feira. Este ano, o evento receberá 17 expositores, com destaca para a celebração dos 70 anos do poeta Antônio Francisco, mossoroense patrono da feira e um dos membros da Academia Brasileira de Cordel.