Escolas estaduais orientam e disponibilizam equipamentos para inscrições no ENEM

Bahia

11.05.2022

As escolas da rede estadual de ensino estão orientando os estudantes para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que seguem até o dia 21 de maio. Dentre as ações, destacam-se: disponibilização de chromebooks e computadores para os estudantes efetuarem as inscrições; orientações em sala de aula; e divulgação nas redes sociais das escolas. Os candidatos devem se inscrever através da “Página do Participante”, disponível no endereço https://bit.ly/3wnDrKH. As versões impressa e digital do exame serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o país.

Em Itabuna, o Colégio Estadual Félix Mendonça está disponibilizando chromebooks, computadores e tablets com acesso à internet de banda larga para os alunos realizarem as inscrições na própria unidade, de forma prática e segura. Além disso, eles também recebem orientações e tiram dúvidas sobre o procedimento.

Para o estudante Rodrigo Macêdo, 19, 3º ano do Ensino Médio, este suporte da escola é fundamental. “Desde o processo de isenção da taxa de inscrição, a escola vem realizando uma campanha e praticamente 95% dos alunos conseguiram a isenção no ENEM. Eu fiz a minha inscrição ontem mesmo, aqui na escola, e foi muito rápido. O acolhimento e apoio da escola são muito importantes, pois existem alunos que não têm aparelhos tecnológicos e internet em casa para se inscrevem. Agora, vou focar e estudar mais com calma para fazer boas provas”, afirmou.

No Colégio Estadual de Aiquara, localizado no município de Aiquara, os professores estão orientando os estudantes em sala de aula e a direção está divulgando as informações sobre as inscrições nas redes sociais da unidade e nos grupos de WhatsApp dos líderes de classe. Os alunos que apresentam dúvidas também estão contando com o suporte no processo de inscrições.

A coordenadora pedagógica do colégio, Mirian Sanches, falou das demais ações na preparação dos estudantes. “Estamos elaborando mais um simulado da avaliação para a segunda unidade letiva e aulões abertos à comunidade, a serem realizados na terceira unidade. Os professores foram orientados a reforçarem nas suas aulas os conteúdos estratégicos do ENEM. Além disso, viabilizaremos, junto com o município, o transporte para os dias das provas com oferta de lanche para os alunos”.

Projeto ENEM 100% - Através da iniciativa, serão promovidos aulões virtuais ministrados por professores da rede estadual e voluntários de cursinhos, assim como simulados nas escolas estaduais. A playlist dos aulões de revisão realizados em 2021 pode ser acessada através do endereço https://bit.ly/3MFzkQO. A SEC continua com a parceria da Rede ENEM, por meio da qual disponibiliza, gratuitamente, um vasto material preparatório para o exame, que pode ser acessado através do endereço https://bit.ly/3uUUF1j. Na página, o candidato encontra dicas, simulados, planos de estudo, e-Books e outros materiais de apoio. A Rede ENEM também elaborou vídeos que ajudam a esclarecer dúvidas sobre as inscrições e que podem ser acessados no link https://bit.ly/3svepIB.