Tocantins
25.04.2025As escolas da rede estadual promovem no sábado, 26, o Dia D da Leitura, em que estudantes e professores discutem temas relacionados ao trabalho sobre leitura desenvolvido durante o primeiro semestre deste ano.
Essa ação proporciona momentos de fortalecimento da prática da leitura como ferramenta que transforma a educação e a sociedade, promovendo a socialização dos estudantes e servidores. No Tocantins, há foco na divulgação e conhecimento da escrita literária de autores tocantinenses, em que aponta como objetivo desenvolver o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
Durante a semana, entre os dias 22 e 26 de abril, as unidades prepararam ações como apresentação de canções, recitação de poemas em ambientes ornamentados para o momento de culminância dos projetos de leitura.
Na sede da Superintendência Regional de Educação de Palmas, os servidores promoveram ação para arrecadar livros para serem doados ao público visitante, bem como para servidores; técnicas de leitura foram realizadas por meio de grupos, além de distribuição de poemas e dicas de leitura.
Na escola Estadual Criança Esperança, em Palmas, a professora Michele Marques, de língua portuguesa e coordenadora da área de linguagens, destaca o que foi trabalhado. “Como estamos numa escola bilíngue de surdos, incluímos atividades com esse público também. Produzimos vídeos em que os próprios estudantes desenvolveram suas habilidades de interpretação, edição e produção”, pontuou.
A estudante Yrla Silva concorda que, por meio da leitura, muita coisa melhora. “Eu melhorei o meu vocabulário, além do mais, essa prática ajuda a passar o tempo de forma agradável”, disse.
O professor de Geografia, Carlos Nassar, da Escola Criança Esperança, de Palmas, pontua sobre o evento. “O processo educacional parte de situação pragmática, bem como de todo o comportamento humano corporal, estético e da linguagem. Nesse momento, exploramos a criatividade e o protagonismo dos estudantes, em que a escola abraça muito a ideia de humanização e participação ativa dos nossos jovens”, concluiu o professor.
A estudante Jasmim Sousa leu a obra “O Morro dos Ventos Uivantes”, da escritora Emily Brontë. Ela conta que melhorou a forma de falar e de escrever. “Desenvolvemos uma peça voltada para a obra como uma releitura, em que personagens se dizem serem bons, mas vivem praticando algo de errado”. A estudante finaliza dizendo que é uma situação que se percebe no cotidiano, apesar de a história não ser tão nova.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins