busca ativa escolar
12.08.2021
Ligações telefônicas constantes, mensagens no WhatsApp, além de visitas, são algumas das estratégias utilizadas pelas equipes diretivas da rede pública estadual para dialogar com as famílias sobre a importância da manutenção das atividades escolares das crianças e adolescentes que estão fora da escola. Com o retorno presencial previsto para acontecer no dia 17 de agosto, as escolas estaduais intensificaram as ações de busca ativa com suas comunidades.
É o que vem acontecendo no Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores. Segundo o gestor da unidade, professor Raul dos Santos Santana, a busca ativa tem mobilizado toda a escola. O objetivo é reconduzir os estudantes que não estão respondendo às atividades. “Estamos sempre monitorando nos grupos de WhatsApp os alunos que não estão acompanhando as aulas. Assim que são identificados, fazemos uma triagem e procuramos os motivos que levaram esse estudante a se afastar das atividades escolares. Os professores têm um papel muito importante nesse processo”, explicou ele, informando que o mesmo procedimento continua para o retorno presencial”, disse.
As ações do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, em Santa Rosa de Lima, vem ocorrendo desde o mês passado. Todas as quartas-feiras a equipe diretiva e os jovens protagonistas fazem visitas a estudantes que não estão participando das atividades. O diretor Almir Pinto informou que, para as aulas presenciais, inicialmente, será feito um levantamento a fim de identificar os alunos que vão optar pelo ensino híbrido (presencial e remoto) e aqueles que vão continuar somente de forma remota.
Para o diretor Almir Pinto, a ação de busca ativa mostra o verdadeiro papel social da escola, “que não é apenas receber os alunos, mas também sair e sentir in loco as dificuldades que eles estão enfrentando nesse momento de pandemia. Ao resgatar o vínculo deles com a escola, estamos também trabalhando para melhorar os nossos índices educacionais”, afirmou o gestor do Edélzio Vieira de Melo.
Assistência às escolas
A fim de prestar assistência às escolas no tocante ao processo de Busca Ativa, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) também tem reforçado o vínculo com os supervisores da Busca Ativa Escolar nas diretorias regionais de educação (DREs), que replicam as informações com as unidades de ensino.
Sob a articulação da Coordenadoria Estadual da Busca Ativa na Seduc, setor vinculado à Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), o processo envolve a consolidação da intersetorialidade e regime de colaboração com os municípios, além da disponibilização de informes, materiais de divulgação como cartazes, vídeos, entre outras ações constantes.
A diretora da Ceave, professora Joniely Cruz, destaca a importância da Busca Ativa. “É uma ação que tem como foco o acompanhamento e o monitoramento da frequência e permanência dos estudantes na escola, ação importante que deve estar presente na atuação de gestores e professores, com o objetivo de manter esse vínculo que é tão necessário à vida escolar dos nossos alunos”.
De acordo com a coordenadora Estadual da Busca Ativa, professora Rute Rosendo, por sugestão do Unicef, as escolas são orientadas a estabelecer uma parceria com os alunos. A finalidade dessa estratégia é fazer com que os estudantes conversem entre si. “É aquele colega que fala com outro colega no WhatsApp, que manda uma mensagem de ânimo, que não desista, mesmo diante das adversidades”, concluiu.