Sergipe
09.02.2021Cerimônias virtuais, ao ar livre e nos formatos drive-thru ou drive-in são algumas das alternativas adotadas pelas escolas estaduais de Sergipe ao promoverem as tradicionais formaturas. Assim, as equipes diretivas e familiares dos alunos estão fazendo com que o encerramento do ciclo escolar não passe em branco, seguindo todas as recomendações sanitárias para evitar a propagação da covid-19. As aulas da rede estadual seguem até o dia 20 de fevereiro, mas algumas escolas já concluíram seus calendários do ano letivo de 2020.
O Centro de Excelência José Rollemberg Leite, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, em Aracaju, realizou a formatura dos concluintes por meio de conferência virtual. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da escola e contou com as presenças do ex-governador Jackson Barreto, patrono da turma; da diretora de Educação de Aracaju, professora Gilvânia Guimarães, que na ocasião representou o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos; e do presidente da Academia Sergipana de Educação, professor Jorge Carvalho.
Para a diretora da escola, professora Andreza Cristina Andrade, o momento marcou o início de um novo ciclo para os alunos. Em seu discurso, a gestora fez uma reflexão sobre a vida. “O conceito de vida é algo muito amplo. Podemos ter para a vida um conceito biológico, um conceito religioso ou filosófico. Independentemente de conceito, o que nós todos buscamos é ter um sentido para a vida, ter um propósito, um projeto de vida, expressão tão ouvida por vocês nestes últimos três anos. Aqui, no José Rollemberg Leite, vocês foram acolhidos e convidados a construírem seus projetos, e desde quando ingressaram no primeiro ano vocês foram estimulados a aprender, a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, para que no fim desse ciclo, vocês saíssem preparados para a vida”, disse.
Ainda em Aracaju, na Escola Estadual Professora Myriam de Oliveira Santos Melo, a comunidade também não deixou a despedida dos alunos do Ensino Fundamental menor passar em branco. A professora Jucélia Brasil Gomes de Oliveira, gestora da unidade, explica que a iniciativa foi intitulada ‘Momento Formatura’, a qual seguiu todas as recomendações sanitárias como o distanciamento social e uso obrigatório de máscara. “Nossa intenção foi fazer com que esses alunos, que estão com a gente desde os seis anos, se sentissem importantes e pudessem celebrar o encerramento desta fase”, disse ela.
Na Escola Estadual Professora Marinalva Alves, situada no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, a cerimônia mobilizou toda a comunidade, tendo em vista que os alunos e os pais ansiavam por esse momento. O gestor Dilson Gonzaga Sampaio destacou a importância do evento, que ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto. "Nosso objetivo foi fazer com que todos se sentissem valorizados, e os pais ficaram felizes com esse acolhimento, que marca o encerramento de um ciclo para esses alunos”, concluiu.
Os estudantes de três turmas do 5º ano da Escola Estadual Augusto Maynard, situada no bairro São José, em Aracaju, viveram um momento especial. Eles participaram, pela primeira vez, de uma formatura drive-thru. O sistema originalmente criado para a venda de comidas foi adaptado como uma alternativa para a formatura de cerca de 67 alunos em tempo de pandemia.Este ano, a turma de formandos chamou-se José Augusto Rodrigues Xavier, em forma de homenagem a um aluno da unidade escolar que faleceu depois de ser acometido pela covid-19. Segundo a diretora da escola, Silvana Maria Santos, o Drive Thru Democrático, como foi denominado, recebeu familiares e alunos que poderiam comparecer da maneira que fosse possível: de carro, bicicleta, moto, a pé, ônibus e uber, para citar alguns exemplos.