Escolas estaduais iniciam eleição de líderes estudantis para o ano letivo 2022

Bahia

08.03.2022

As escolas da rede estadual de ensino iniciaram as eleições para líderes e  vice-líderes estudantis do ano letivo 2022. Nesta segunda-feira (7), começou a primeira etapa com a escolha dos líderes e vice-líderes de classe escolar que, quando eleitos pelas salas de aulas, poderão concorrer às atividades de líder e vice-líder da escola. O processo eleitoral, que prossegue nas escolas até o dia 31 de março (cronograma abaixo), ainda terá as fases referentes à escolha dos representantes do município e do Núcleo Territorial de Educação (NTE).

A estudante Laisa Bispo, 24, 2º ano, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, localizado em Salvador, atuará na função de líder pela segunda vez. “Gostei muito da experiência de ser vice-líder no ano passado e estou contente de ser eleita líder titular, pois agora poderei ajudar ainda mais os meus colegas e a escola”, disse.

Em Itabuna, o estudante José Humberto Damasceno, 16, 1º ano do Ensino Médio, foi eleito líder de sua turma no Colégio Estadual Félix Mendonça. “Um líder precisa ter muita responsabilidade, eficiência e dedicação para ajudar os seus colegas. Já estou com alguns projetos em mente para desenvolver e um deles será voltado para a melhoraria da escrita e da leitura de colegas que possuem alguma dificuldade”, comentou.

No município de Guanambi, no Colégio Modelo, os estudantes Brenda Amorim da Silva e Samuel Felipe Soares, ambos com 15 anos, 1º ano do Ensino Médio, estão animados para exercer as suas funções de líder e vice-líder, respectivamente. “Sermos eleitos líderes de classe é de extrema importância, pois iremos representar a nossa turma e ajudar a nossa escola”, disse Brenda. Já Samuel comentou: “como líderes e vice-líderes, pretendemos ser um intermédio entre os nossos colegas e a direção, auxiliando-os em qualquer dúvida ou demanda”.

Cronograma - As eleições deverão ocorrer nos seguintes períodos e modalidades descritas: líder e vice-líder de classe escolar, de 7 a 11 de março; líder e vice-líder da escola, de 14 a 18 de março; líder e vice-líder do município, de 21 a 25 de março; e líder do Núcleo Territorial de Educação (NTE), de 28 a 31 de março.