Escolas estaduais do Pará recebem doação de equipamentos do Ministério das Comunicações

Pará

02.05.2023

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e de equipar escolas e entidades da região, o Ministério das Comunicações, do Governo Federal, entregou o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Estado do Pará. Durante a visita do ministro Juscelino Filho, a Escola Estadual Profa. Rosita de Nazaré Gonzales foi a primeira da rede estadual a receber um laboratório equipado de computadores recondicionados pela iniciativa.

Ao todo, cerca de 40 computadores serão entregues neste primeiro momento. Presente no evento, o secretário de Estado de Educação do Pará representou o governador Helder Barbalho no evento e visitou a escola Rosita com o ministro.

“Esses Centros são apenas umas das ações, através do Ministério, porque enxergamos não só como ponto de inclusão, mas com viés sustentável. Os Centros têm o poder de evitar que toneladas de lixo eletrônico tenham o destino irregular para o meio ambiente. Além de levar a inclusão digital para todos os territórios brasileiros. Fizemos também a entrega de máquinas em uma escola Estadual que, com certeza fará diferença na vida daqueles alunos. Enxergamos que estamos atuando no caminho certo, levando inclusão digital para escolas, unidades de saúde e muitos outros locais”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

Durante o evento, o líder da pasta da Educação paraense refletiu sobre os desafios que o Estado do Pará têm pela frente em entregar internet acessível e de qualidade para todos, especialmente para equipar a todas as 898 escolas da rede estadual de ensino. Propôs, ainda, um maior investimento e dedicação do Governo Federal em garantir a cobertura em todo o Pará e região Norte.

“Não dá para se falar de desenvolvimento em educação dos nossos jovens sem falar de tecnologia e conectividade. Conectar as pessoas é umas das coisas mais importantes e nós estamos em um dos Estados mais desafiadores. Ações como estas nos dão perspectivas de fazermos muitas parcerias. Nós também não podemos deixar de falar de inclusão na formação de jovens, do Ensino Médio. Para que eles não fiquem para trás, temos que dar condições de conectividade”, disse Rossieli Soares, secretário Estadual de Educação. 

Gestora da primeira escola a ser equipada com computadores recondicionados, Márcia Ruiz, da Escola Estadual Profa. Rosita de Nazaré Gonzales, comemorou a iniciativa. “Nossa Escola, atende cerca de 700 alunos, e estamos felizes por receber esses computadores, que fará uma grande diferença para os estudantes, principalmente para os alunos do 3° ano, que farão o Enem. Uma escola equipada com esses materiais, possibilita um avanço e crescimento na formação humana de nossos alunos”, ressalta.

Os alunos e professores da escola receberam o novo espaço com grande felicidade. Além da sala de informática toda equipada, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ainda garantiu que a biblioteca e o laboratório da escola também recebessem equipamentos para potencializar as aulas nesses ambientes. “Os computadores vão ser de boa ajuda, porque permite com que tenhamos um conhecimento maior, além de ser importante para nós alunos que muitas vezes não têm acesso a esse meio de comunicação. É bom até para criar o hábito da leitura, ver alguns livros de interesse e adquirir um conhecimento mais amplo. Importante também para conhecer o nosso continente, a nossa história", disse Vitor Hugo, aluno do 1º ano. 

Além do ministro e do secretário de Estado de Educação, estiveram presentes no evento os deputados federais Celso Sabino e Raimundo Santos, a gestora da Unidade Seduc na Escola 3 (USE3) Mônica da Costa, o presidente da Prodepa Prof. Maneschy, vice-prefeito de Belém Edilson Moura, prefeito de Dom Eliseu Silon Silva, prefeito de Limoeira do Ajuru Alcides Barra e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) Felipe Meireles. 

Sobre o CRC -  O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Ministério das Comunicações capacitará aproximadamente mil jovens de baixa renda e doará 1,5 mil computadores a entidades do Pará.

Com o CRC os jovens contarão com o desenvolvimento do pensamento sustentável e com cursos de capacitação e oficinas relacionados ao recondicionamento e operação de computadores. Para se inscrever basta comparecer presencialmente na unidade localizada no endereço: TV . 14 de Abril, n 2.341 – Bairro da Cremação, Belém (PA).

 

Texto: Marcelo Júnior / Ascom Seduc