Escolas Estaduais debatem a Base Nacional Comum Curricular

Santa Catarina

22.10.2015

As escolas estaduais catarinenses tiveram uma programação diferente na quarta-feira, 21. A data foi reservada para o Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, alunos, professores e pais realizaram suas atividades pedagógicas tomando como ponto de discussão o documento preliminar da BNCC disponível no site basenacionalcomum.mec.gov.br.

Ações pontuais de análise da Proposta Preliminar divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) foram realizadas em diferentes escolas catarinenses. Na Regional de Videira o objetivo, inicialmente, foi aos professores para que conheçam os conceitos abordados referentes às suas áreas de conhecimento.

Segundo o secretário Regional, Dorival Carlos Borga, o momento é de contribuição. “Além da mobilização dos professores, queremos que, posteriormente, toda comunidade escolar seja envolvida neste processo, que os pais e estudantes conheçam a proposta e também possam contribuir com seus pontos de vista”, afirmou.

Nas escolas da rede estadual da região ficou definido meio período para os professores debaterem o conteúdo integrante na proposta do MEC. Na EEB. Pe Bruno Pokolm, no Bairro Vila Verde, além dos professores, os alunos também tiveram a oportunidade de avaliar o material proposto no estudo. Na EEB Governador Lacerda a discussão se concentrou na Sala de Informática, onde na plataforma da Base Nacional Comum os professores puderam conhecer mais sobre a proposta e imediatamente emitir suas sugestões.

A Base Nacional Comum Curricular é um texto elaborado por 116 especialistas de 35 universidades, sob a coordenação do MEC. Nesta etapa, a proposta segue aberta para sugestões via internet no site www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Na sequência, será submetido à consulta pública e depois a parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa do MEC é concluir todo o processo ainda em 2016. Em junho se encerrará o prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) para conclusão desta meta.

O texto preliminar do documento busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. Além disso, os especialistas tiveram a preocupação de fazer com que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos.

Para a gerente de Educação, Rita de Cássia Soares, os trabalhos permanecem até o dia 15 de dezembro, prazo final para as contribuições via site “É importante destacar que o modelo pretende melhorar o currículo escolar, não excluir as particularidades ou padronizar o ensino. O que se objetiva com esse estudo é estabelecer os conhecimentos básicos que todos os estudantes devem se apropriar, por ano escolar, independente do município ao qual esteja matriculado, explica a gerente.

Santa Catarina criou a Comissão Estadual da Base Nacional Comum com representantes de instituições particulares, públicas e de sindicatos relacionados à educação. “O objetivo da comissão é estabelecer um debate com os representantes educacionais sobre este primeiro documento da Base Nacional Comum (BNC), destacou a coordenadora da BNCC em Santa Catarina, Maike Cristine Ricci.

O Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é apenas uma das ações programadas para a discussão da BNCC. As instituições envolvidas na Comissão têm autonomia para trabalhar ações próprias para discussão da Base. As Gereds de todo o Estado estão orientando as escolas para o cadastramento no site www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Desta forma, o diretor da escola poderá postar, até o dia 15 de dezembro, as suas contribuições para finalização do documento.

ENTENDA A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM

A BNCC é o documento que detalha o que precisa ser ensinado em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do País. A Base Comum está prevista na Constituição, na Lei de Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. Os debates e propostas serão concentrados no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que até junho de 2016 deva ser cumprida a meta de estabelecer uma "proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento". A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.