Escolas estaduais recebem kits de leitura para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Santa Catarina

21.06.2022

Para criar um espaço de aprendizagem agradável e lúdico para as crianças, o Governo do Estado está entregando um kit de incentivo à leitura para as salas de aula do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de 633 escolas estaduais. Com investimento total de R$ 2,3 milhões, os novos espaços receberão um tapete, 10 almofadas e um porta-livros de tecido.

O objetivo da Secretaria de Estado da Educação (SED) é que o ambiente de leitura seja coletivo e permanente nas 1446 salas de aula, contribuindo com o processo de alfabetização e socialização das crianças.

Na visão da coordenadora de Ensino Fundamental da SED, Silvânia de Queiróz, os espaços escolares precisam ser atraentes para as crianças em fase de alfabetização. Um ambiente para leitura pode tornar esse hábito mais interessante e proveitoso.

“Por isso, pensamos na aquisição de materiais que possam proporcionar um espaço aconchegante para as crianças lerem, compartilharem experiências literárias, participarem de rodas de contação de história e outras propostas significativas”.

Livros ao alcance das crianças

EEF Padre BernardoA orientação enviada pela SED às escolas sugere que as crianças tenham acesso livre ao espaço durante as aulas. Um exemplo de uso do ambiente é quando os estudantes concluírem as atividades propostas pelos professores.

O porta-livros de tecido é posicionado próximo ao local onde o tapete será exposto, na altura da maioria das crianças, para que elas tenham autonomia para manusear e escolher suas leituras. São 20 bolsos, nos quais o professor pode selecionar os livros para seus alunos e trocar semanalmente, de acordo com seu planejamento pedagógico.

Na visão da bibliotecária da SED, Caroline Santos de Cisne, o kit deve fortalecer as ações de incentivo à leitura: “As interações no espaço montado da sala de aula a partir do uso do kit devem ampliar as possibilidades de aprendizagem e fomentar o incentivo à leitura, sempre com o professor regente fazendo a mediação pedagógica”.

Professora destaca encanto das crianças com os livros

A experiência ao receber o kit cantinho da leitura foi maravilhosa, na visão da professora Marciéli Vanesa da Cruz Schmidt, que leciona para o 2º ano da EEF Prefeito Augusto Carlos Stefanes, de Brunópolis.

“Aumentou o encanto que as crianças têm com os livros, deixando o momento mais aconchegante e harmonioso. Temos agora um espaço especial, para desenvolver cada vez mais o gosto pela leitura e melhorar a nossa interação com os alunos”.
Para a gestora da unidade, Elizandra Aparecida Poleza, os kits de leitura tornaram a sala de aula mais encantadora e atrativa para os alunos, que desenvolverão a criatividade e a imaginação. “Teremos uma melhoria comunicativa e expressiva do aluno, tanto na oralidade quanto na escrita”.

Novos materiais fazem a diferença para o aprendizado dos alunos

A professora Naiara Gonçalves, da EEF Padre Bernardo, em Quilombo, destaca a felicidade dos alunos ao ver o kit: “Foi encantadora a reação deles ao poder ler e ouvir histórias em um espaço mais aconchegante, organizado e lúdico”.

A unidade de Escola do Campo atende turmas multisseriadas do 1º ao 5º ano. Para o gestor Jaul José Zaparoli o kit faz a diferença na aprendizagem dos alunos: “Algo que parece ser tão simples, mas que despertou neles mais vontade de ler, pois eles estavam em um espaço diferente”.

Aprendizagem de uma forma mais descontraída

Já a professora Érica Sachet, do 2º ano da EEB Isabel Flores Hubbe, de Araranguá, acredita que o espaço de leitura na escola favorece a aprendizagem de uma forma descontraída. “Eles adoram quando chega esse momento, de ouvir as histórias, de escolher um livro para ler. Desperta a curiosidade, a imaginação e ajuda na leitura e escrita”.

A gestora Daiane Baltazar, defende que esse espaço é muito importante, pois os alunos se sentem atraídos por tudo que é diferente e colorido. “Dessa forma, favorece ainda mais o gosto pela leitura. Através também da contação de histórias nesse espaço, os alunos ficam fascinados e aprendem de uma forma divertida”, finaliza.