Escolas estaduais de RR são classificadas para a etapa Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Roraima

17.09.2019

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom/Seed

Treze escolas da Rede Estadual de Ensino participam da etapa Estadual da 6° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que segue até o dia 02 de outubro.

Os textos escolhidos dos quatros gêneros textuais, sendo um texto de cada gênero, representarão o Estado na etapa regional, que ocorrerá em novembro.

As escolas que participam da etapa Estadual são dos municípios de Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Iracema, Alto Alegre, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz, Uiramutã e Bonfim, que concorrerem nas categorias de artigo de opinião, documentário, crônica e memórias literárias.

“A grande maioria dos municípios de Roraima foi classificado para participar desta etapa. É de suma importância a participação dos alunos na Olimpíada, pois proporciona uma reflexão sobre o local onde vivem, entre outros benefícios”, explicou a coordenadora da Olimpíada Elenice Prado.

Para finalizar a etapa Estadual, a Comissão Julgadora participará no dia 02 de outubro de um encontro com os técnicos do Cenpec (Centro de estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). “Durante esse encontro os textos produzidos pelos alunos passarão por uma nova avaliação. Os textos classificados serão enviados para participarem da etapa regional”, destacou Elenice.

ESCOLAS CLASSIFICADAS -  Foram classificadas para a etapa Estadual, as Escolas Estaduais Mário David Andreazza, Professora Genira Brito Rodrigues, José Vieira de Sales Guerra, Dom Pedro II, Professor Camilo Dias, Maria Francisca da Costa Moraes, Colégio Militar Derly Vieira Borges, Professora Wanda David Aguiar, Raimundo Carlos Mesquita, Padre Eugenio Possamai, Francisco Ricardo Macedo, Diva Alves de Lima e Alan Kardec Dantas Haddad.

A etapa regional ocorre no dia 23 de outubro quando professores e alunos semifinalistas viajam juntos para uma Capital brasileira e participam de atividadesculturais e formativas. As premiações ocorrem no dia 10 de dezembro.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA- É uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec.

Participam da Olimpíada alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. As categorias são dividas em cinco gêneros conforme a série dos alunos, ou seja, cada série tem a sua respectiva categoria de competição.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.