Escolas Estaduais de Novo Alegre realizam atividades de conscientização social durante o Momento Carnaval

Tocantins

03.03.2017

Thaís Souza / Governo do Tocantins

O Colégio Estadual Dr. João de Abreu, em parceria com a Escola Estadual Diolindo dos Santos Freire, e a prefeitura de Novo Alegre realizaram na sexta-feira, 24, em Novo Alegre, sudeste do Tocantins, o Momento Carnaval.

As atividades aconteceram na quadra poliesportiva do Colégio com a participação dos profissionais das escolas, pais, comunidade, representantes de instituições, e mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na abertura do evento, foi realizada, pelo diretor do Colégio João de Abreu, uma palestra sobre a importância da prevenção e de ações conscientes durante as festividades. Professor Manoel Aragão abordou ainda a relevância de atividades integradas para a educação. “Nós que fazemos educação precisamos nos conscientizar e fomentar essas parcerias entre instituições, bem como a participação da comunidade neste processo, que é crucial para nos auxiliar e, principalmente, motivar enquanto educadores. Os pais têm papel fundamental neste processo formador do ser humano e essa cooperação traz ganhos incalculáveis”, explicou o gestor.

Organizado pelos alunos, sob orientação dos professores, foi realizado um desfile de blocos, em que os três jurados avaliaram as melhores fantasias e a organização dos grupos. Divididos em turmas, cinco blocos desfilaram, dos quais, dois receberam premiações simbólicas. Além dos 1º e 2º colocados, as duas melhores fantasias também receberam brindes.

“A participação dos estudantes demonstrou o interesse deles em contribuir com as ações nas escolas, uma vez que, organizaram, dispuseram do seu tempo, confeccionaram suas máscaras, no intuito de bem mais que competir e divertir de forma consciente, mas também em transmitir uma mensagem à sociedade e demais colegas”, disse o coordenador de Apoio Pedagógico, Dorgival dos Santos Bilio.

Durante o encerramento da festa, o grupo deslocou-se até a Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade, sob a animação da Banda da Polícia Militar de Arraias, Santa Cecília. “Um momento mágico, em que as escolas tiveram oportunidade de mostrar o trabalho que é desenvolvido com os alunos no decorrer do ano, por meio da arte, e de um momento que é tão festejado em todo o País e tradicional na nossa região”, explicou Manoel Aragão, que ressaltou o apoio do município, por meio do prefeito Fernando Pereira Gomes, na contribuição do evento, que auxiliou com o transporte da Banda da PM e dos estudantes da zona rural do município.