Escolas estaduais de AL intensificam preparação para avaliação Saeb

Mobilização

18.10.2019

Texto de Manuella Nobre

Estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país participarão da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, no período de 21 de outubro a 01 de novembro. Em Alagoas, após grande mobilização, as escolas da rede estadual intensificam a preparação dos seus alunos.

16 10 2019 Simulado SAEB Escola Estadual Mario Broad Foto Valdir Rocha 21

Uma delas é a Escola Estadual Mario Broad, na Jatiúca, uma das 48 unidades ligadas à 1ª Gerência Regional de Educação (Gere) a participarem da avaliação nacional. Nesta quarta-feira (16), a unidade aplicou simulado para alunos do 9º ano e prepara uma grande gincana para o sábado (19).

Dirertora Rivânia Moura diz que preparação é intensa na escola foto Valdir Rocha 25

“O momento é de muito trabalho ainda, estamos empenhados para conseguir a meta 5.6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Realizamos um planejamento e desenvolvemos várias ações, como aulões de Língua Portuguesa e Matemática, hoje estamos aplicando o simulado já no modelo Saeb e faremos a gincana. A escola está toda neste clima e estamos confiantes”, afirma a gestora Rivânia Moura, acompanhada da sua equipe de coordenadores pedagógicos Tânia Ferreira e Newton Ricardo e da articuladora de ensino Tatiana Vanessa.

Letícia Beatriz está confiante para a prova Foto Valdir Rocha 106

Após o simulado, os alunos Letícia Beatriz Araújo e Yarlin Roberto mostraram confiança e preparação para as provas. “Foi tranquilo e relembrei os assuntos estudados em sala. Estou ansiosa para a prova, mas minha mãe pediu para eu ficar tranquila. Agora está muito perto”, revela Letícia. “O simulado foi ótimo. Foi muito importante a preparação e acho muito bom esta mobilização para melhorar a escola”, avalia Yarlison.

Yarlin Roberto elogia mobilização Foto Valdir Rocha 136

Ações - Presente no local, a técnica de acompanhamento pedagógico da 1ª gere, Betânia Apratto, reforçou para os estudantes todo o trabalho realizado pela gestão de preparação para o Saeb, explicou a importância da avaliação e o papel deles neste processo. Ela aproveitou para destacar as ações das outras unidades.

Equipe mobilizada na Escola Mario Broad Foto Valdir Rocha 58

“As escolas da 1ª gere estão todas mobilizadas e muitas ações interessantes foram e ainda serão implementadas. Ainda teremos atividades nas escolas Tavares Bastos, Anísio Teixeira, Edmilson Pontes, Edson Salustiano, Noel Nutels, Álvaro Victor, Lions Pajuçara, Virgínio de Campos, Marcelo Rezende, Edson Bernardes, Emiliano da Fonseca, Virgínio de Campos, Rosa da Fonseca, Pedro Teixeira e Julio Auto, dentre outros”, informa.

Izaura Cristina da 1a Gere destaca ações para a prova Fotos Valdir Rocha 455

Segundo a técnica Izaura Cristina, também da 1ª gere, a preparação foi feita de acordo com os públicos a serem atingidos. “As mobilizações nos 5ºs anos, 9ºs anos do ensino fundamental e 3ªs séries do Ensino Médio estão acontecendo com bastante motivação. Estamos trabalhando com cadernos de Língua Portuguesa e Matemática distribuídos pela Seduc em oficinas, fazendo reuniões com os pais, realizando simulados e Dia D de Sensibilização nas escolas e também ações motivacionais como palestras e dinâmicas de relaxamento”, enumera Izaura.

16 10 2019 Simulado SAEB Escola Estadual Mario Broad Foto Valdir Rocha 22

A prova – A prova do Saeb tem como principal objetivo avaliar a educação básica do país e contribuir para a sua melhoria. O exame serve de subsídio para o cálculo do Ideb.