Escolas estaduais da Regional de Guaraí iniciam aplicação da Avaliação do Desempenho da Educação

Tocantins

12.11.2024

A terceira etapa, a Avaliação Somativa, do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto), teve início nesta segunda-feira, 11, com a aplicação da Avaliação do Desempenho da Educação Tocantinense (Adet), nas unidades escolares da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí. Serão três semanas de aplicações que prosseguem até o dia 29.

Participam 4.130 estudantes de 41 unidades escolares, sendo 23 municipais e 18 estaduais; das séries: 2º e 5º ano das unidades municipais e nos 4º, 5º, 8º e 9º anos, 2ª e 3ª série do ensino médio das estaduais. A avaliação é realizada anualmente e abrange áreas-chave como Língua Portuguesa e Matemática, seguindo as Matrizes de Referência do Saeto. Foram mobilizados 46 aplicadores, todos técnicos da SRE Guaraí.

As unidades escolares estão realizando aulões dos componentes curriculares que serão exigidos na avaliação, como o Colégio Estadual Antônio Alencar Leão, de Guaraí. Nesta terça-feira, 12, as orientações dos professores e coordenadores foram com os chromebooks, uma forma dos estudantes se familiarizarem com o ambiente virtual e o equipamento que irão utilizar para responder às questões da Adet.

A professora de matemática, Josélia de Jesus Silva, explica que utilizar os chromebooks para desenvolver uma atividade diferenciada tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos nas habilidades e déficits na disciplina de matemática, "e principalmente, preparar os estudantes dos oitavos e nonos anos para a Adet. Estamos empenhados em conseguir um bom índice, na semana passada realizamos aulão preparatório com dicas e revisões dos componentes de Matemática e Português".   

Os resultados obtidos têm relevância na composição dos indicadores para distribuição do ICMS Educacional nas redes municipais de ensino. O Sistema de Avaliação foi estabelecido conforme Lei nº 4.395, foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 6568, de maio de 2024, e portaria Nº 1196, de agosto de 2024.

A superintendente Priscilla Arataque destacou que a avaliação é um passo significativo rumo à melhoria contínua da Educação em todo estado. "O Sistema funciona de forma eficiente e eficaz, e o Saeto irá apontar indicadores que subsidiam o trabalho das equipes escolares para o desenvolvimento e execução de ações pedagógicas, que possam aprimorar o ensino público no território do Tocantins".

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

SRE Guaraí/Governo do Tocantins