Escolas estaduais da Regional de Educação de Rio Verde capricham na merenda na volta às aulas

Educação em Goiás

03.09.2021

Com a volta das aulas presenciais nas escolas estaduais goianas (em regime híbrido), os pratos servidos na Merenda Escolar tornam o dia a dia dos alunos muito mais apetitoso, porque as merendeiras usam um tempero que conquista e os produtos utilizados são de primeira qualidade.

As receitas incluem um arroz com carne ou galinhada, verduras e frutas, que, segundo as próprias cozinheiras, têm preferência entre os alunos da Coordenação Regional de Educação de Rio Verde, em suas 22 unidades escolares nos municípios de Rio Verde, Castelândia, Montividiu e Santo Antônio da Barra.

Delícias 

Na merenda tem também a deliciosa canjica cremosa feita pela dona Noélia Balbino Sacramento, de 64 anos de idade, há 30 anos merendeira do Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão, em Santo Antônio da Barra, que garante: “Todos adoram”.

As refeições e lanches servidos têm outras receitas, como ‘Arroz, feijão e salada’, ‘Arroz, linguiça e couve’, ‘Arroz, feijão e carne moída com batatinha’, ‘Macarrão com salsicha’, ‘Sopa de Macarrão’, ‘Feijão tropeiro’ e ‘Pão com carne moída e suco’. Alguns alimentos da merenda vêm das próprias hortas escolares, especialmente folhas, legumes e verduras.

“Tem até ´Peixada’ e ‘Arroz com estrogonofe’”, afirma Maria Cristina Faria do Vale, coordenadora da Merenda Escolar do Colégio Estadual Frederico Jayme (752 alunos matriculados), em Rio Verde, onde estão sendo servidos 325 pratos por dia.

Atualmente, no Colégio Estadual Miltes Furquim (1.744 alunos matriculados), que está entre as maiores unidades escolares de Rio Verde, a cantina serve quase 530 pratos, por dia. O Colégio Estadual Alvino Pereira Rocha (1.519 alunos) está servindo 485 refeições e o Colégio Estadual Martins Borges (1.700 alunos) serve 420 refeições.

A Merenda Escolar é servida nos três turnos: manhã, tarde e noite. Quando as aulas presenciais voltarem em 100%, as escolas estaduais da Regional de Educação de Rio Verde devem servir aproximados 20 mil refeições e lanches, diariamente (de segunda-feira à sexta-feira).