Escolas estaduais da Bahia organizam diferentes atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente

Bahia

31.05.2019

Os colégios da rede estadual de ensino da Bahia vão promover uma extensa programação com atividades alusivas ao Dia Nacional da Educação Ambiental, (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Durante toda a semana que vem, serão realizadas rodas de conversa, palestras, oficinas, aulas de campo e gincanas. Também serão apresentadas ações socioambientais desenvolvidas em sala de aula, ligados ao projeto Juventude em Ação, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que tem o objetivo de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 escolar, tendo o protagonismo estudantil como foco.

Rodas de conversas sobre problemas socioambientais estão programadas para o dia 6/6, às 9h45, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães de Boquira, em Macaúbas. As discussões vão girar em torno de temas como alimentação saudável, água, energia, agrotóxicos, queimadas e reflorestamentos. Já no dia 13/6, nos três turnos, será apresentado o projeto “Juventude em ação: diálogo sobre agenda 21”, que trará uma síntese coletiva das discussões feitas em sala de aula, a partir da criação do COM-VIDA. Outra roda de conversa vai acontecer no Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, em Ribeira do Pombal, agendada para o dia 6/6, às 10h. A conversa envolverá temas socioambientais, como consumo consciente, e haverá, ainda, plantação na horta escolar e um bazar ecológico.

Já os estudantes do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda, no município de Itabuna, vão apresentar no dia 6/6, às 7h30, o resultado das pesquisas realizadas sobre questões locais, como o lixo e o excesso de calor provocado pela falta de arborização. As temáticas serão debatidas pela comunidade a partir de paródias, peça de teatro, produção de cartazes, músicas e documentários. Já em Serrinha, os alunos do curso de Agroecologia do Colégio Estadual João Francisco da Silva realizam a culminância do projeto “Compostagem como instrumento para o desenvolvimento colaborativo nas culturas de hortaliças”, no dia 5/6, às 10h30. Também no município, os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal participam de uma palestra sobre saneamento, no dia 6/6, às 19h30. E nos dias 11 e 12/6 promovem a Gincana de Educação Ambiental.

No Colégio Estadual de Cristópolis, em Barreiras, em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a comunidade escolar receberá, no dia 6/6, às 8h, o Caminhão da Ciência. Trata-se de um projeto dos cursos de Química e Física da UFOB, que tem como objetivo a popularização científica no Oeste da Bahia. Por meio desse equipamento, os alunos do Colégio Estadual de Crisópolis vão ver na prática conteúdos de Física e Química, de forma simples e divertida. 

Também estão mobilizados os estudantes e professores do Colégio Estadual Professor Carlos Sant’anna, em Alagoinhas. No dia 7/6, às 8h, eles realizam uma caminhada ecológica e os alunos terão uma aula de campo. Haverá, ainda, a construção dos canteiros internos da escola, com horta e plantas ornamentais.

Semana do Meio Ambiente
Além das ações nas escolas, o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Educação e Meio Ambiente promoverão a Semana do Meio Ambiente, que tem abertura oficial nesta segunda-feira (3), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e prossegue até 7 de junho. Durante a cerimônia de abertura, o Governo da Bahia vai aderir à campanha Respire Vida – ação global por ar limpo, promovida pelas Nações Unidas, com o objetivo de mobilizar as comunidades para reduzir o impacto da poluição do ar na saúde e no clima.

Também será lançado pela ONU Meio Ambiente o desafio “O mar não está para plástico”, que visa conscientizar a população para o impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho. As inscrições para esta atividade podem ser feitas no link: http://bit.ly/30PtUeV. Além de comissários da ONU Meio Ambiente, as atividades contarão com a participação de professores de diferentes instituições de Ensino Superior, especialistas na área e estudantes e do teólogo Leonardo Boff.