Educação de Sergipe segue com a distribuição de kits escolares para estudantes da rede estadual

Sergipe

23.02.2022

Com a proximidade do início do ano letivo, programado para o dia 7 de março, as escolas estaduais continuam a distribuição dos kits de material escolar, contendo mais de 27 itens, uniforme e livro didático aos alunos matriculados. Com a ação, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), está investindo mais de R$ 23 milhões, por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), montante referente às parcelas: kit material escolar e kit uniforme.

A equipe do Centro de Excelência Epifânio Dória, em Poço Verde, no Centro-Sul do estado, iniciou esta semana a entrega dos 600 kits aos alunos. O diretor, Carlos Henrique Duarte Acioly, explicou que desde que chegaram os recursos para aquisição dos kits “iniciamos as consultas aos pais que vinham confirmar a matrícula para saber os tamanhos das camisas e informar sobre os itens de material escolar que seriam adquiridos. Com o passar dos dias e a chegada dos materiais na escola intensificamos os diálogos com pais e alunos utilizando os grupos de WhatsApp e as redes sociais da escola, disparando informes sobre as datas das entregas e início das aulas”.

“Mobilizamos todos os funcionários da escola para separação dos itens, personalização dos kits por aluno, seguindo as listas das formações das turmas. Por estratégia, decidimos fazer as entregas em dois dias, 21 e 22 de fevereiro, com horários definidos para cada ano escolar, devidamente divulgados nos canais de interação da escola com a comunidade. A ação é extremamente importante para nossa comunidade, porque aproxima as famílias da escola e vice-versa, além de, é claro, as entregas dos materiais apresentarem um ganho para as famílias. Tudo foi escolhido pensando no aluno, na alegria e em sua satisfação. O foco é contribuir para que seja ofertada à nossa comunidade uma escola pública de qualidade”, assegurou Carlos Acioly, gestor do Epifânio Dória.

O aluno Joaquim Helber de Araújo Carvalho, do Epifânio Dória, falou que a disponibilização gratuita dos materiais e do uniforme contribui de forma significativa para o melhor acesso à escola, “uma vez que muitos que ingressam na rede pública não têm condições para adquirir seus materiais, e isso pode acabar  impedindo-os da busca pela educação. O kit que está sendo entregue é de fato muito completo. Creio que ajudará muitos alunos na busca de seus sonhos por meio da educação, num período em que sofremos das marcas de uma pandemia ainda presente”, disse o jovem protagonista do ensino médio em tempo integral.

No Alto Sertão sergipano, na Escola Estadual Padre Leon Gregório, em Nossa Senhora da Glória, a comunidade também celebra a chegada dos materiais e o novo fardamento. A diretora Gláucia Pamela de Jesus Silva explica que foram montados 600 kits, cuja distribuição está sendo realizada de forma agendada para evitar aglomerações. “Começamos a entrega na semana passada e continuamos fazendo o agendamento com as famílias. Neste momento a gente consegue ver a gratidão dos pais pelo material recebido. Todos estavam muito ansiosos para saber o que iria conter no kit, se teria farda, quantas seriam, se teria mochila, e  quando eles chegam aqui para a retirada agradecem muito, o que para nós é motivo de alegria”, disse ela, emocionada.

Profin

Para o ano letivo de 2022, o Governo de Sergipe destinou, no fim do ano passado, o maior repasse da história da Educação, que alcançou o montante de R$ 67.981.648,00. Além dos materiais escolares e fardamento, que fazem movimentar a economia local, visto que são adquiridos pelas escolas em seus respectivos municípios, o Profin também viabiliza outros benefícios para as unidades de ensino da rede estadual, como implementação de ações pedagógicas e administrativas; desenvolvimento das atividades educacionais, projetos com vistas a um ensino de qualidade; manutenção das instalações físicas, equipamentos e contratação de serviços imprescindíveis para a conservação da unidade de ensino; aquisição de equipamentos de proteção individual, coletiva (EPI e EPC) e insumos; e aquisição de material permanente.