Escolas estaduais adotam aulões e simulados como preparativo ao Enem e Sistema de Avaliação da Educação Básica em Rondônia

Educação

25.04.2019

Volta e meia, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores, buscam se reinventar para ganhar a atenção dos estudantes, disputando o entusiasmo da juventude com o mundo cada vez mais tecnológico. O dinamismo dos aulões tem surgido como método atrativo para os estudantes. Paralelo aos aulões, também são realizados os simulados.

E é nessa linha que a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) tem buscado preparar os alunos para processos importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que a partir de 2019 substituirá a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Prova Brasil. O Saeb é realizado a cada dois anos, sendo que 2019 é ano de avaliação.

Os Aulões vêm ocorrendo aos finais de semana em diversas escolas em Porto Velho, e em ritmo contagiante as unidades de ensino nos municípios do interior começaram a aderir o modelo de Aulão. Na Capital, o método de ensino que foca na revisão de conteúdos de forma mais dinâmica e atrativa, buscando fixação dos conteúdos que já foi visto nas aulas regulares, tem como exemplo de sucesso o Projeto Terceirão, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa, consolidado justamente pelo secretário de Educação, professor Suamy Vivecananda, na época diretor do João Bento, em 2002. O projeto teve início em 2001, por meio dos professores Alfred Tadeu, José de Arimatéria e José Nazareno.

ACOMPANHAMENTO IN LOCO

A ideia do secretário de Educação é consolidar a realização de Aulões nas escolas estaduais. Em Porto Velho os Aulões foram realizados nas escolas: Rio Branco, Tiradentes, John Kennedy, Mariana, Castelo Branco, Barão dos Solimões, Major Guapindaia, Estudo e Trabalho, Tancredo Neves, Capitão Cláudio Manoel da Costa, Maria Carmosina, Carmela Dutra, Risoleta Neves. Destaca-se que inúmeras escolas já têm Aulões programados para os próximos finais de semana. As ações geralmente ocorrem aos sábados.

Vivecanda tem acompanhado as aulas in loco, ao tempo que tem fiscalizado a infraestrutura das unidades de ensino. Em algumas escolas o secretário tem participado e motivado os estudantes. E no interior do Estado, cidades como Vilhena, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Buritis já realizaram os Aulões ou Simulados.

O secretário de Educação destaca o empenho de toda a equipe nesse processo denominado de Novos Tempos, Novas Aprendizagens, Melhores resultados. Disse que educadores, coordenadores, pedagógicos e diretores estão empolgados. E essa empolgação, segundo o gestor, não é apenas dos servidores. Na escola Capitão Cláudio, na zona Sul de Porto Velho, o médico Andrez Zimmermam aceitou o convite para dar aula de química. “Imagina um médico sair de casa para dar aula aos sábado a convite da escola?”, indagou o secretário.

Viviane Pereira, de 30 anos,  estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA na escola estadual Mariana, em Porto Velho,  participou da aula, acompanhada de sua filha, destaca que “foi meu primeiro aulão, mesmo com as dificuldades retomei os estudos gostei de participar”- diz Pereira.

SIMULADOS

Aplicação de simulados, têm sido outra ação intensificada na atual gestão. Esse tipo de avaliação tem por objetivo medir o desempenho do estudante, fazendo com que cada aluno possa ter o diagnóstico de sua performance em cada área de conhecimento. Esse momento pode testar várias habilidades dos jovens, a exemplo da concentração para leitura, tempo de resposta das questões, e ainda tem que sobrar o tempinho para  a redação.

Em Porto Velho foram realizados simulados nas escolas João Bento da Costa, em Ariquemes e Alta Floresta e Vilhena. A coordenadoria Regional de Educação de Ouro Preto foi ainda mais inovadora, realizando simulado online.

As ações realizadas pela Seduc visando melhorar o desempenho dos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) receberam elogios públicos do governador Marcos Rocha, que afirma que o governo está intensificando programações nas escolas da rede estadual, citando o trabalho sério acompanhando in loco essas atividades. “Sabemos que existem muitos desafios, com trabalho ser e coerente faremos o máximo para elevar o nível de nossa educação”, disse o governador em sua postagem em redes sociais.

MOMENTO FAVORÁVEL

Para o secretário de Educação, o momento é para aproveitar que o vento de bonança está favorável. Disse que “se continuarmos capital e interior nessa balada, bateremos a meta de Ideb e nossos estudantes massivamente serão aprovados no Enem: o sucesso deles é também das famílias, das escolas e do Estado”, destacou Vivecananda ao afirmar que agora os Aulões agora são para todo lado, com aulas preparatórias às avaliações externas.