Escolas em Tempo Integral terão troca de experiências com “Autoria Café e Prosa”

Mato Grosso do Sul

24.07.2019

Campo Grande (MS) Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral (GEMTI), estará realizando, nos dias 25 e 26 de julho, no Centro de Formação Mariluce Bittar, o evento denominado Autoria Café e Prosa.

De acordo com Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Queiroz Daher, a SED, como órgão responsável pela criação, organização e fomento de Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento da educação e avanço nos processos de aprendizagem dos estudantes, “entendemos que momentos de reflexão sobre as práticas cotidianas são importantes para o crescimento e melhoria das escolas”, enfatiza Daher.

O Autoria Café e Prosa tem como principal objetivo, na avaliação da gerente de Ensino Médio e Tempo Integral, (GEMTI), Maria Gorete Siqueira Silva, proporcionar momentos de troca de experiências entre as 27 escolas participantes do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral, intitulada Escola da Autoria, “além de uma avaliação do processo de implantação, por meio da análise dos desafios, e proposições de soluções possíveis, possibilitando o replanejamento das ações serem desenvolvidas para o último semestre”, enfatiza Gorete.

“A metodologia de “word café” utilizada, permite um elevado nível de interação e promissora conversa de todos os participantes, que conhecem a síntese das discussões dos grupos, conectam-se e desenvolvem as suas ideias, tornando visível os esforços e a inteligência coletiva”, menciona coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi de Oliveira dos Santos.

Além das escolas da Autoria, participam a Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral, representantes de setores da SED, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Secretaria de Estado de Educação no processo de implantação das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, através do modelo denominado Escola da Escolha.

O evento também conta com a participação de estudantes das escolas, que poderão compartilhar suas experiências exitosas sobre o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil no cotidiano escolar, bem como, os desafios enfrentados até então. 

Texto: Adersino Junior - Assessoria de Comunicação/SED